Ministério da Defesa anuncia cortes e ajustes nos benefícios das Forças Armadas
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, retomaram as discussões sobre cortes de gastos no governo, com um foco especial no Ministério da Defesa. A reunião, que ocorre hoje, tem como objetivo principal definir o tamanho da redução de despesas, que deve incluir uma revisão significativa dos benefícios concedidos aos militares. Entre as propostas em análise, está a limitação do valor do fundo de pensão para até 35% do salário e o aumento da idade mínima para a reserva remunerada de 50 para 55 anos. Além disso, o governo considera retirar o direito à pensão para familiares de militares que foram expulsos. As informações foram divulgadas pelo site G1.
Essas mudanças fazem parte de um esforço mais amplo do governo federal para reduzir as despesas em R$ 70 bilhões entre os anos de 2025 e 2026. O ministro Haddad se reunirá com o presidente Lula nesta quinta-feira (21) para discutir as contribuições do Ministério da Defesa nesse processo de enxugamento de gastos. O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, e os chefes das Forças Armadas foram consultados sobre as medidas, após o pedido do presidente para que o setor fosse incluído nos cortes.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
A pressão do mercado financeiro sobre o governo para anunciar ações que ajudem a atingir a meta de déficit zero nas contas públicas, estipulada pelo Arcabouço Fiscal, tem sido intensa. A indefinição sobre o assunto tem impactado a alta do dólar em relação ao real, gerando instabilidade no mercado. A expectativa é que as medidas discutidas hoje possam trazer mais clareza e estabilidade ao cenário econômico, acalmando investidores e contribuindo para um ambiente financeiro mais previsível.
*Com informações de André Anelli
[jp-related-posts ids=”1780823,1780745″]
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Assuntos
continue lendo
Macroeconomia
Cotado para Fazenda, Fonteles reduziu dívida no Piauí, mas teve déficit em metade dos anos
Quando ele assumiu a secretaria, em 2015, o estado encerrou o ano com uma dívida de cerca de 57% em relação à Receita Corrente Líquida (RCL). A proporção foi caindo até chegar ao valor mais baixo em 2020 (37%)
- BC decreta liquidação extrajudicial da Credipaiva por grave violação de normas Estadão Conteúdo · há 3 semanas
- Presidente da Faesp critica aprovação do fim da escala 6×1 e fala em riscos ao agronegócio Jovem Pan · há 3 semanas
- BC reduz taxa de juros a 13,75% ao ano Júlia Mano · há 2 meses
- Fecomércio vê impacto relevante no comércio com fim da escala 6×1 Jovem Pan · há 2 meses