‘Prévia do PIB’ tem alta de 0,47% em agosto
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), divulgado nesta quarta-feira (17) pelo Banco Central, registrou alta pelo terceiro mês consecutivo. O indicador fechou agosto com uma expansão de 0,47% na comparação com o mês anterior. O resultado foi calculado após ajuste sazonal — uma espécie de “compensação” para comparar períodos diferentes.
Na comparação com agosto do ano passado, o IBC-Br cresceu 2,5% (sem ajuste sazonal).
No ano, o indicador acumula expansão de 1,28% (sem ajuste). Nos últimos 12 meses, o IBC-Br também registrou um avanço, de 1,50%.
Conhecido como “prévia do PIB” do Banco Central, o IBC-Br serve como parâmetro para avaliar o ritmo da economia brasileira ao longo dos meses.
Assuntos
continue lendo
Macroeconomia
BC reduz taxa de juros a 13,75% ao ano
Em comunicado, o Copom disse que a decisão é 'compatível com a estratégia' de convergir a inflação à meta, mas afirmou haver 'cenário de incerteza' para a continuidade dos cortes
- Fecomércio vê impacto relevante no comércio com fim da escala 6×1 Jovem Pan · há 1 mês
- Balança comercial brasileira registra superávit de US$ 7,4 bilhões em agosto Agência Brasil · há 1 mês
- PIB brasileiro tem 5º maior crescimento do mundo no 2º trimestre; leia ranking Agência Brasil · há 1 mês
- Governo estima aumento do salário mínimo para R$ 1.741 em 2027 Jovem Pan · há 1 mês