Ao mestre, com carinho: confira filmes memoráveis para o Dia dos Professores

  • Por Jennifer Vargas/Jovem Pan
  • 15/10/2015 12h55

Parabéns a todos os docentes!

Divulgação Ao mestre

Se tem uma coisa que ninguém discorda é sobre a importância de um professor na educação qualquer pessoa, desde as primeiras séries até às graduações posteriores.

Quem nunca se dedicou mais uma disciplina por admirar o mestre? Ou pensou em seguir carreira para, assim como ele, tentar fazer a diferença?

Neste Dia dos Professores, a Jovem Pan selecionou algumas das produções mais marcantes do cinema, que retratam bem a inspiração e a dedicação destes profissionais.

Um Tira no Jardim de Infância (1990)
Este é um clássico! Afinal, qual a chance de ver o fortão Arnold Schwarzenegger tocando um mini violão com chapéu mexicano ou rebolando em um bambolê?

Preciosa (2010)
Premiadíssima, esta produção independente traz um drama emocionante, em que uma professora, interpretada por Paula Patton, traz esperança à vida de uma jovem revoltada e excluída.

Sociedade dos Poetas Mortos (1989)
Opondo-se aos valores conservadores da escola em que trabalha, o professor Keating é daqueles adapta métodos alternativos em suas aulas e acaba não só estimulando o interesse, como vira referência para sua turma. Um filme imperdível para quem ama educação!

Professora Sem Classe (2011)
Elizabeth Halsey não está nem aí para nada. Depois de levar um fora em uma relação de interesses, ela parte em busca de um novo namorado que possa bancar suas futilidades, mas seus alunos lhe darão uma lição e tanto!

Escola de Rock (2003)
Após ser expulso de sua banda, Dewey Finn vai parar em uma escola particular como professor substituto. Em vez de encher lousas de lição, o guitarrista resolve ensinar música aos alunos e o resultado é incrível!

Half Nelson – encurralados (2006)
Um filme que tem o Ryan Gosling como professor não precisa de muita explicação né? Mas neste longa ele dá vida a um professor desiludido com a vida e que tenta incentivar seus alunos aos estudos em uma vizinhança pobre do Brooklyn.

A Onda (2008)
Em um projeto prático, um professor resolve transformar a sala em um governo fascista, o problema é quando os alunos passam a propagar as ideias do novo movimento e as coisas saem completamente do controle.

Ao Mestre, Com Carinho (1967)
Outro clássico! O filme traz a rebeldia de uma classe nos anos 60, que se mostra um desafio e tanto para o professor Mark Thackeray, que tem que superar a desconfiança dos alunos e ensiná-los lições para a vida.

Matilda (1996)
Dotada de poderes paranormais, Matilda é enviada a uma escola muito rígida para conter estes dons, lá, seu único refúgio se torna a professora Honey. E ainda tem aquela cena marcante em que um dos garotos é obrigado pela cruel diretora a comer um bolo inteirinho. Como esquecer? #SomosTodosBruce

Patch Adams – O Amor é Contagioso (1998)
Mais um dos aclamados filmes de Robin Williams, em que ele vive um estudante de medicina que inverte a relação e ensina uma das lições mais importantes ao seu professor: o amor.

Pro Dia Nascer Feliz (2007)
O documentário brasileiro retrata as angústias e inquietações de adolescentes de classes sociais diferentes, em plena formação escolar, que compartilham parte das vivências nos cenários de desigualdade e violência com seus professores.

 

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.