Aos 66 anos, morre, no Rio de Janeiro, o ator José Wilker

  • Por Jovem Pan
  • 05/04/2014 11h31

Veja fotos da carreira do artista

Morre

José Wilker morreu na manhã deste sábado (5), aos 66 anos, no Rio de Janeiro. As informações são da emissora Globo News, que afirmou que ele sofreu um infarto fulminante em sua casa.

Em 2012, o ator esteve na novela Amor à Vida, de Walcyr Carrasco, no horário nobre da TV Globo. Na trama, ele interpretou o médico Herbert.

Anteriormente, no mesmo ano, ele havia participado do remake de Gabriela.

Vida e carreira
Willker nasceu em Juazeiro do Norte no dia 20 de agosto de 1946. Sempre envolvido com questões políticas e culturais, ele fez parte, durante a juventude, do Movimento Popular de Cultura (MPC) do Partido Comunista. 

Sua primeira novela foi Bandeira 2, de Dias Gomes, exibida em 1971. Quatro anos depois, viveu em Mundinho Falcão em Gabriela (adaptação do romance de Jorge Amado) seu primeiro protagonista. 

Nos anos seguintes, o ator integrou o elenco de algumas das produções globais de maior sucesso da televisão brasileira. Ele protagonizou, por exemplo, Anjo Mau, em 1976, de Cassiano Gabus Mendes, e Roque Santeiro, em 1985, de Dias Gomes e Aguinaldo Silva. 

Entre seus trabalhos mais recentes, destacam-se o bicheiro Giovanni Improtta, de Senhora do Destino, em 2004, e o presidente Juscelino Kubitschek na minissérie JK, em 2006.

José Wilker deixa três filhas: Marina, de um relacionamento com Renée de Vielmond, Izabel, com Mônica Torres, e Madá, com Claudia Montenegro. Ele também foi casado com Guilhermina Guinle.