Ariano Suassuna está em coma após sofrer AVC

  • Por Agencia EFE
  • 22/07/2014 14h06

O escritor Ariano Suassuna, de 87 anos, está em coma e respira com a ajuda de aparelhos após sofrer um derrame cerebral ontem à noite, informou nesta terça-feira o Real Hospital Português de Recife.

O autor de obras como “Romance da Pedra do Reino” e “O Auto da Compadecida”, foi submetido a uma cirurgia de emergência, depois de sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico.

“O estado clínico é grave, mas estável”, segundo o boletim do hospital, que informou que Suassuna é mantido em estado de coma enquanto a pressão intracraniana é controlada.

Em agosto do ano passado o escritor foi internado após sofrer um infarto agudo de miocárdio e poucos dias depois teve que ser submetido a uma arteriografia para a correção de um aneurisma cerebral.

Suassuna, nascido em João Pessoa em 16 de junho de 1927, participou no fim de semana dem um evento cultural do Festival de Inverno de Garanhuns, cidade a 230 quilômetros de Recife.

O dramaturgo, que começou a ser conhecido no Brasil em 1948 quando sua primeira obra, “Uma mulher vestida de sol” (1942), recebeu o prêmio Nicolau Carlos Magno, teve várias obras adaptadas para televisão.

A mais importante, “O auto da Compadecida”, foi transformado em série especial de televisão em 1999 pelo diretor Guel Arraes.

Em 2007 o diretor Luiz Fernando Carvalho transformou outra de suas obras, “A Pedra do Reino”, em uma minissérie para televisão. EFE