Bob Dylan é acusado de plágio e citação falsa em discurso de aceitação ao Nobel

Bob Dylan está sendo acusado de plagiar seu discurso de aceitação ao Nobel de Literatura. De acordo com uma colunista da revista Slate, o músico teria copiado trechos de um site e usado citações falsas ao falar sobre o livro “Moby Dick”.
A colunista alega que ao menos 20 frases do discurso foram copiadas do site SparkNotes, um guia de estudos online, e outras várias citações não existem no livro de Herman Melville.
A suspeita surgiu depois de o escritor Ben Greeman perceber que uma das citações usadas pelo músico no discurso não existe no livro original de “Moby Dick”.
O trecho em questão seria sobre um personagem que diz ao capitão do navio do romance: “alguns homens que são machucados são levados a Deus, outros à amargura”. Essa citação não existiria na obra original, mas seria uma explicação do site SparkNotes.
Bob Dylan entregou seu discurso de aceitação ao prêmio Nobel de Literatura em abril. O músico enviou o documento em um arquivo de áudio com cerca de 30 minutos de duração.
Is this quote from Bob Dylan’s Nobel lecture actually in Moby-Dick? I kind of think Dylan made it up, which is awesome. pic.twitter.com/MrfXVl8rr7
— Ben Greenman (@bengreenman) June 5, 2017
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.