Castelo de areia construído em Niterói disputa lugar no livro dos recordes

  • Por Agencia EFE
  • 11/11/2014 17h19

Niterói (RJ), 11 nov (EFE).- Com a baía de Guanabara ao fundo e obras do arquiteto Oscar Niemeyer ao redor, uma estrutura temporária foi concluída nesta terça-feira em Niterói com o objetivo de ser reconhecida pelo livro Guinness dos recordes como o maior castelo de areia já construído em todo o mundo.

A obra feita completamente de areia começou a ser construída há cerca de duas semanas no Caminho Niemeyer, centro cultural localizado na antiga capital do estado do Rio de Janeiro, e pretende superar o antigo recorde, de 11,63 metros, estabelecido em 2013 nos Estados Unidos.

Apesar do tempo dedicado e do cuidado na manutenção da estrutura, tão logo esteja pronta, ela será destruída. Cerca de seis operadores de máquinas ao lado de outros seis escultores trabalharam na construção, que virá abaixo junto com a luz do sol no fim do dia de hoje.

Dados como a altura também só devem ser divulgados com a certificação do Guinness, segundo o diretor criativo global de marketing da marca Caterpillar, responsável pela empreitada, Archie Lyons. Com 12 metros de altura, o suficiente para estabelecer uma nova marca, a estrutura seria equivalente a de um edifício de quatro andares.

Segundo o executivo, a certeza de que o castelo de areia quebrou o recorde só virá em alguns dias, quando os resultados da medição feita pelos técnicos do Guinness World Records na manhã desta terça forem divulgados junto com o vídeo que registrou a construção.

O castelo é feito de um tipo especial de areia misturado com água. Archie explica que areia de praia não daria a sustentação necessária para que a estrutura se mantivesse de pé. Além disso, ele comenta que uma mistura de característica leve foi borrifada no exterior do castelo para mantê-lo firme em relação ao vento. “E é só. Tudo o que usamos é material sustentável e, no fim do dia, com o castelo destruído, vocês poderão ver que é apenas areia e água”, garante.

A escultura, no entanto, não foi realizada com o único objetivo de estabelecer um recorde: trata-se também de uma estratégia de marketing da empresa de origem norte-americana para divulgar seus produtos e comemorar os 60 anos de presença no país. EFE

lvs/id

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.