Exposição apresenta legado da civilização inca aos alemães

  • Por Agencia EFE
  • 11/04/2014 12h04

Berlim, 11 abr (EFE).- A exposição “INKA – Kings of the Andes” (Inca – Os Reis dos Andes, em livre tradução) apresentará ao público alemão toda a herança desta milenar civilização através de um percurso por toda sua história e com peças originais procedentes de museus do Peru, Reino Unido, Espanha e diversas cidades alemãs.

A mostra, em cartaz no centro de exposições Lokschuppen, em Rosenheim (na Baviera), abriu suas portas ao público nesta sexta-feira e se estenderá até novembro, abordando desde as civilizações Huari e Tiahuanaco até o legado dos Incas.

Para facilitar sua compreensão, a mostra foi dividida em três seções: “a alta do Império”, “a Fase Imperial” e “Conquista e época colonial”.

Em comunicado, o cônsul geral peruano em Munique, Miguel Guzman, assegurou que “esta exibição é a mais significativa contribuição para divulgação da história e imagem do Peru aos alemães, o que supõe um catalisador do turismo” em direção ao país sul-americano.

Por sua parte, a prefeita de Rosenheim, Gabriela Bauer, destacou a importância desta exposição “como um marco na história da Baviera”, segundo assegurou o consulado do Peru em comunicado.

Já o embaixador do Peru na Alemanha, José Antonio Meier Espinoza, destacou “a força da herança indígena peruana na riqueza da sociedade peruana atual, multicultural e multirracial”.

A primeira parte desta mostra, exibida na cidade alemã de Stuttgart (Baden-Württemberg) entre outubro de 2013 e março deste ano, recebeu cerca de 100 mil visitantes. EFE