Globo de Ouro acontece neste domingo; saiba quem são os favoritos

  • Por Daniel Keny/Jovem Pan
  • 07/01/2016 18h56

Saoirse Ronan Reprodução/Youtube/Montagem Favoritos Globo de Ouro

No próximo domingo (10) acontece o Globo de Ouro, uma das premiações mais importantes do cinema e da televisão. A Associação de Correspondentes Estrangeiros de Hollywood, composta por um seleto grupo de jornalistas do mundo todo, irá reunir as maiores estrelas de Hollywood no Beverly Hilton Hotel para a 73ª edição da cerimônia.

O Globo de Ouro frequentemente é definido como uma prévia do Oscar, o que não é bem verdade. Tomando por base os últimos 10 anos, as opiniões dos críticos especializados e dos membros da indústria do cinema têm sido divergentes na categoria mais importante de ambas as premiações, a de melhor filme. Neste período houve unanimidade apenas três vezes, com os filmes “Quem Quer Ser Um Milionário” (2009), “Argo” (2013) e “12 Anos de Escravidão” (2014).

Embora não tenha a mesma grandiosidade do Oscar, o Globo tem o seu charme. É uma premiação mais descontraída, acontece em clima festivo diferente do formal da Academia. Já sabe quem são os favoritos nas principais categorias? Confira:

Melhor filme dramático

Indicados: “Mad Max: Estrada da Fúria”, “Carol”, “O Regresso”, “Spotlight: Segredos Revelados”, “O Quarto de Jack”

Favorito: “Spotlight: Segredos Revelados”

“Mad Max: Estrada da Fúria” é intenso, típico blockbuster com efeitos visuais de tirar o fôlego e muita ação; “Carol” é uma bonita história de amor e desejo e “O Regresso” capta a aventura de um homem por sobrevivência. Apesar da concorrência forte, “Spotlight: Segredos Revelados” é apontado como favorito pela mídia internacional. O drama sobre um grupo de jornalistas que investiga um escândalo de pedofilia na Igreja Católica em Boston é baseado em fatos reais e faz profunda crítica social.

Melhor ator em filme dramático

Indicados: Bryan Cranston (“Trumbo: Lista Negra”), Michael Fassbender (“Steve Jobs”), Will Smith (“Concussion”), Leonardo DiCaprio (“O Regresso”), Eddie Redmayne (“A Garota Dinamarquesa”)

Favorito: Leonardo DiCaprio

Leo pode ainda não ter uma estatueta do Oscar, mas já foi agraciado com dois Globos, por “O Aviador” e “O Lobo de Wall Street”. Com outra atuação arrebatadora, tudo leva a crer que vai levar mais um prêmio para casa.

Melhor atriz em filme dramático

Indicadas: Cate Blanchett (“Carol”), Rooney Mara (“Carol”), Brie Larson (“O Quarto de Jack”), Saoirse Ronan (“Brooklyn”) e Alicia Vikander (“A Garota Dinamarquesa”)

Favorita: Saoirse Ronan

A categoria é uma das mais competitivas desta edição, qualquer uma das nomeadas pode vencer. Mas uma das quatro jovens atrizes, Saoirse Ronan, leva ligeira vantagem. Aos 21 anos, a protagonista de “Brooklyn” conseguiu mostrar todo o seu talento para o drama, e o fato do filme ter uma boa pitada de romance pode jogar a favor.

Melhor série dramática

Indicados: “Empire”, “Game of Thrones”, “Mr. Robot”, “Narcos”, “Outlander”

Favorito: “Mr. Robot”

Os concorrentes da categoria não têm o mesmo brilho dos nomeados em 2015, um ano fantástico para a TV americana. Embora seja difícil prever o resultado final, “Mr. Robot” seria uma escolha corajosa – e a Associação dos Correspondentes Estrangeiros de Hollywood gosta de ousar.

Melhor ator em série dramática

Indicados: Liev Schreiber (“Ray Donovan”), Jon Hamm (“Mad Men”), Rami Malek (“Mr. Robot”), Wagner Moura (“Narcos”), Bob Odenkirk (“Better Call Saul”)

FavoritoRami Malek

Para o produtor e roteirista de “Narcos”, o norte-americano Chris Brancato, a atuação de Wagner Moura fez as pessoas amarem o traficante colombiano Pablo Escobar.  Mas o trabalho irrepreensível do brasileiro pode não ser suficiente para lhe valer o Globo. É Rami Malek (“Mr. Robot”) e o seu hacker paranoico e viciado em morfina que desponta como favorito, seguido de Bob Odenkirk por seu papel em “Better Call Saul”, spin-off  de “Breaking Bad”.

Melhor atriz em série dramática

Indicadas: Robin Wright (“House of Cards”), Viola Davis (“How To Get Away With Murder”), Caitriona Balfe (“Outlander”), Eva Green (“Penny Dreadful”), Taraji P. Henson (“Empire”)

Favorita: Caitriona Balfe 

Nomeações em outras categorias podem ser um bom indicativo sobre as preferências da crítica, e parece que Outlander agrada os especialistas. Logo, Caitriona Balfe recebeu bastante atenção por seu notável trabalho na série e pode ser apontada como favorita. Taraji P. Henson  e Viola Davis, que ganhou com o Emmy ano passado, correm por fora.

Melhor diretor

Indicados: Alejandro González Iñarritu (“O Regresso”), Ridley Scott (“Perdido em Marte”), Todd Haynes (“Carol”), George Miller (“Mad Max”), Tom McCarthy (“Spotlight – Segredos Revelados”)

Favorito: George Miller 

2016 é um ano em que as categorias de melhor filme e melhor diretor não devem ter os mesmos vencedores. Aqui, as chances parecem maiores para Todd Haynes , que pode ser homenageado por sua bela visão em “Carol”, e principalmente George Miller , por inserir “Mad Max” como um intruso  surpreendente nesta temporada de premiações.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.