Jimmy Page,um dos maiores guitarristas do século XX, completa hoje 70 anos

  • Por Agencia EFE
  • 09/01/2014 16h25

Jimmy PaigeJimmy Paige faz aniversário

 O veterano músico Jimmy Page, compositor de quase todas as canções mais veneradas do lendário grupo britânico Led Zeppelin e um dos guitarristas mais admirados da história do rock, completa 70 anos nesta quarta-feira (9).

Nascido em 9 de janeiro de 1944 em Heston na Inglaterra, James Patrick Page não só é criador de alguns dos “riffs” mais influentes da música de todos os tempos, mas produziu todos os álbuns do grupo britânico.

Além de fundar o Led Zeppelin em 1968 junto com vocalista Robert Plant, o baixista John Paul Jones e o bateria John Bonham (morto aos 32 anos depois de se afogar no próprio vômito em 1980, ano em que a banda acabou), o versátil Page também tem uma longa trajetória de projetos com outros artistas.

Ele emprestou seu talento a outras respeitadas bandas da época, como Rolling Stones, Queen, Who e Eric Clapton, além de ter sido integrante dos Yardbirds e The Firm.

Desde quando o Led Zeppelin se separou, foram contadas as vezes em que os integrantes do grupo se reuniram. Em 2005, junto com o filho do baterista, Jason Bonham, os ex-integrantes se apresentaram na arena O2 em Londres para ressuscitar a lenda.

Protagonista de temas clássicos como “Good Times, Bad Times”, “Kashmir” ou a imprescindível “Stairway to Heaven”, cuja letra causada uma infinidade de interpretações desde sua publicação em 1971, o grupo vendeu ao longo dos anos mais de 300 milhões de cópias no mundo todo.

Em 2005, Page recebeu a condecoração da Ordem do Império Britânico por seu trabalho em causas beneficentes. EFE