Maria Filó se inspira nas tramas e na arquitetura dos mercados populares

  • Por Agencia EFE
  • 09/04/2014 22h25
  • BlueSky

Táia Rocha.

Rio de Janeiro, 9 abr (EFE). – De volta ao Fashion Rio, depois de uma edição afastada, a grife Maria Filó mostrou nesta quarta-feira um guarda-roupa leve e fluido, inspirado nos mercados populares pelo mundo na edição Verão 2014/2015 do evento.

Priorizando o comprimento midi, levemente aberto com corte irregular, que a marca chamou de corte “sereia”, a estilista Roberta Ribeiro elegeu as tramas e texturas das feiras e mercadinhos de todo o mundo como fio condutor da coleção.

“As telas, redes e cestos dos mercados populares estão no couro do nosso sapato, na trama da nossa bolsa e na estampa dos nossos tecidos, como a seda”, contou a criadora à Agência Efe.

“Os sapatos, por exemplo, reúnem três conceitos: a trama faz alusão aos cestos; a madeira, aos caixotes, no salto; e a cor das frutas está no acrílico”, acrescentou a estilista radicada no Rio desde os cinco anos de idade.

Para além da modelagem mole, também se viram peças de alfaiataria, como shorts e tops cropped (barriga de fora) mais “durinhos”, como definiu a própria diretora criativa.

A bermuda, “aposta forte da estação”, nas palavras de Roberta, veio em telado tecnológico de seda, também inspirado nos materiais populares. “Tudo com a sofisticação da Maria Filó”, fez questão de ressaltar a estilista.

O avental, uniforme de trabalho dos feirantes, inspirou blusas femininas dom florais geométricos, e, nas costas, decote generoso amarrado por um laço simples.

A arquitetura e a “cenografia” das barracas viraram estampas de grades e canos de metal em foil (estampa metalizada em película de poliéster) aplicado ao couro – também bastante leve e fluido.

Entre as estampas de destaque, estão ilustrações de cordel em bordado de linha e o próprio foil, nas palavras da criadora, “o mais difícil de fazer de toda a coleção”.

Nos pés, viram-se tamancos e sandálias de salto, ambos com trama de couro nas cores bege, amarelo e coral, e em rasteiras de couro nas mesmas cores.

As roupas exibidas hoje não vão apenas para as araras da marca, mas também para a Suite Maria Filó, grife menos acessível que uniu na temporada passada a Filhas de Gaia e a marca de Roberta Ribeiro.

A segunda noite da semana de moda carioca ainda terá o desfile da Coca-Cola Clothing. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.