60 anos de Hot 100: As 10 músicas mais populares na parada da Billboard
No dia 4 de agosto de 1958, a Billboard decidiu agrupar as músicas mais “quentes” – como o nome sugere – em uma nova parada semanal: a Hot 100. Ao longo da sua existência, o ranking – que leva em consideração as vendas (físicas e digitais), reprodução nas rádios e, mais recentemente, em plataformas de streaming – tornou-se referência para medir as tendências e a popularidade das canções no mercado dos Estados Unidos.
Entre ícones da música e “sortudos” que conseguiram emplacar um hit na parada, a Hot 100 reúne artistas dos mais diversos gêneros musicais e épocas, provando que não existe fórmula exata para uma canção de sucesso.
Em comemoração ao marco e ao Dia do Músico, a Jovem Pan listou as 10 músicas que estão no topo do ranking histórico.
10 – Olivia Newton-John – “Physical”
A faixa, que mistura a essência dos anos 80 e uma mensagem de duplo sentido, é definitivamente o grande sucesso da carreira da protagonista de “Grease”. Lançada em 1981, “Physical” chegou a ser oferecida a Tina Turner e Rod Stewart, mas foi Olivia Newton-John quem ganhou este hit de presente. A música passou dez semanas no topo da Hot 100.
9 – Ed Sheeran – “Shape of You”
É sucesso que chama? O hit do ruivinho, lançado em 2017, ficou por 12 semanas no topo da Hot 100. Mesmo muito recente, podemos dizer que “Shape of You” já marcou uma presença arrasadora nas paradas, permanecendo por 33 semanas no top 10, além de se tornar o principal hit digital de 2017 com 26,6 milhões de unidades entre vendas e reproduções de streaming. A música ainda foi premiada como Melhor Performance Pop Solo no 60º Grammy Awards.
8 – Los Del Rio – “Macarena” (Bayside Boys Mix)
Uma das gravações mais icônicas e mais tocadas em festas de casamento pelo mundo, “Macarena” definitivamente fez história: ficou 14 semanas no topo da Hot 100, um recorde para uma música estrangeira nos Estados Unidos. O remix também foi a primeira música em espanhol a liderar a parada, marca alcançada depois somente por “Despacito”, de Luis Fonsi e Daddy Yankee.
7 – Black Eyed Peas – “I Gotta Feeling”
A música, que contou com a produção de ninguém menos que David Guetta, foi a que ficou no topo da Hot 100 pelo maior tempo em 2009: 14 semanas consecutivas. “I Gotta Feeling” estreou em segundo lugar na parada, atrás de outro hit dos Black Eyed Peas, “Boom Boom Pow”, fazendo com que o grupo ocupasse os dois primeiros lugares da lista. Arrasaram!
6 – LMFAO, Lauren Bennett e GoonRock – “Party Rock Anthem”
Um dos únicos hits da carreira do duo, “Party Rock Anthem” chegou com tudo nas paradas em 2011. O single foi certificado como diamante pela RIAA (Recording Industry Association of America) e considerado o segundo maior sucesso daquele ano, liderando a Hot 100 por seis semanas consecutivas e permanecendo na parada por impressionantes 68 semanas no total. O hit de LMFAO só ficou atrás de “Rolling in the Deep” de Adele. Nada mal para um iniciante nas paradas, né?
5 – LeAnn Rimes – “How Do I Live”
Acredite se quiser: LeAnn Rimes tinha apenas 15 aninhos quando emplacou a canção nas paradas! “How Do I Live” foi escrita pela experiente Diane Warren, dona de sucessos dos anos 80 como “Because You Loved Me” e “Rhythm Of The Night”. Lançada em 1997, estreou na Hot 100 em segundo lugar, mas quebrou recordes na época: passou 32 semanas no top 10 e 69 na parada!
4 – Mark Ronson e Bruno Mars – “Uptown Funk”
Quem diria que uma faixa de 2015 desbancaria tantos hits históricos na Hot 100! “Uptown Funk” foi um verdadeiro fenômeno na parada, liderando por 14 semanas consecutivas e se consagrando como um dos singles mais vendidos de todos os tempos. E vamos combinar que é impossível ficar parado ao som dessa música, né?
3 – Bobby Darin – “Mack the Knife”
A canção, lançada primeiramente por Louis Armstrong em 1956, só se tornou um verdadeiro hit na voz do ex-ídolo teen Bobby Darin. Em 1959, após o sucesso de “Splish Splash” (aquela mesmo, regravada no Brasil por nomes como Roberto Carlos e a dupla Sandy e Júnior), Darin arrasou na ainda recente Hot 100 e ficou no topo por nove semanas não consecutivas. “Mack the Knife” pode não ter sido um sucesso mundial, mas marcou a história das paradas norte-americanas.
2 – Santana e Rob Thomas – “Smooth”
Entre tantas parcerias de sucesso do guitarrista Santana, “Smooth” foi aquela que se tornou um verdadeiro fenômeno. Fusão das guitarras do músico mexicano e a voz suave do vocalista do Matchbox Twenty, a canção passou dez semanas no topo da Hot 100 e um total de 30 no top 10. Um ícone de música, sim!
1 – Chubby Checker – The Twist
A número um da história da Hot 100 é a única a liderar a parada em duas ocasiões diferentes: 1960 e 1962. A faixa original, lançada em 1959 por Hank Ballard and the Midnighters, chegou à 28ª posição da parada. Mas foi a versão de Chubby Checker que consagrou “The Twist” como um dos grandes hits de todos os tempos!
Quer saber mais? Confira a lista completa das 600 músicas mais populares da história da Billboard Hot 100.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.