“Sempre admirei a autenticidade de Thammy”, diz Glória Perez

  • Por Jovem Pan
  • 05/08/2015 18h06

Thammy Miranda posta capa de sua biografia

Thammy Miranda

No próximo dia 7 de setembro, Thammy Miranda irá lançar seu livro ‘Nadando contra a Corrente’, em que conta a história de sua transição sexual. Para a orelha de seu livro, ele convidou ninguém menos que a novelista Glória Perez para descrever a sua pessoa e, convenhamos, a autora de ‘Caminho das Índias’ caprichou.

“Sempre admirei a autenticidade de Thammy e muito mais agora acompanhando a maneira corajosa como se reinventa e ocupa seu lugar no mundo. Se é difícil suportar o incômodo de uma roupa ou se um sapato apertado, imagine a provação de suportar um corpo que não veste sua alma, nem sua mente”, escreveu no começo da orelha.

Depois, a escritora segue falando sobre a importância dessas pessoas serem compreendidas, porque passam por situações muito difíceis. “Um corpo dissociado, que não expressa você, pelo contrário, o agride. Imagina e violência de existir assim, intimidado, clandestino dentro de uma forma física que você percebe como uma camuflagem de si”, continuou.

Por fim, ela tentou dar uma explicação um pouco mais técnica, buscando esclarecer as dúvidas dos leitores sobre a transição sexual. “Somo homens ou mulheres a partir de uma designação baseada no aparente sexo do nascimento. Daí em diante a sociedade nos atribui papeis bem definidos e cobra correspondência a eles. Mas se nem tudo é o que parece ser neste terreno, também funciona assim entre o XX e o XY há toda uma gama de possibilidades”.

“O gênero que atribuímos a uma pessoa quando ela nasce, não é necessariamente o gênero que ela vai se identificar e reconhecer. Assim, resgatar a compatibilidade entre corpo e mente é um ato libertador. Tenho certeza que Thammy sempre terá orgulho da Thammy que enfrentou tantos desafios para que Thammy pudesse existir às claras”, encerrou a novelista.