Simpsons homenageiam vítimas de atentado a jornal
Após consternação mundial contra o atentado ao jornal satírico francês Charlie Hebdo, os Simpsons também homenagearam as 12 vítimas dos terroristas.
Na charge da equipe liderada por Matt Groening, é Maggie Simpson é quem sustenta a bandeira indicado “Nós Somos Charlie”. A imagem foi inspirada no desenho do pintor francês Eugène Delacroix, conhecido também por charges políticas no século XIX. Em A Liberdade Guiando o Povo (1830), uma figura feminina também personifica o sentimento.
Extremistas militantes do Estado Islâmico chacinaram cartunistas do jornal instalado em Paris por serem contra as publicações que satirizavam o profeta da religião, Maomé, em sete de janeiro. Ao todo foram 20 assassinatos, incluindo policiais, reféns feitos durante a fuga e três terroristas abatidos pelas autoridades francesas. Lideranças islâmicas repudiaram o ataque do grupo radical.
Durante solenidade do Globo de Ouro, realizada no último domingo (10), artistas também prestaram solidariedade às vítimas dos ataques. O ator George Clooney chegou a discursar contra os atos de cerceamento de liberdade de expressão.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.