Tom Maior vai fechar o carnaval de SP com a Foz do Iguaçu como tema
Mauro Quintaes é o responsável pelo enredo da Tom Maior
Mauro Quintaes“A ideia é não fazer simplesmente um passeio turístico. Vamos trazer fatos pitorescos e folclóricos que o público em geral não conhece sobre Foz do Iguaçu”, adiantou.
Ele explicou como vai acontecer o desfile: “Vamos abrir com a criação das cataratas, a partir da lenda indígena regional; todo setor será pontuado por ela. Trataremos da chegada dos espanhóis, os primeiros europeus que avistaram as cataratas”.
“A fronteira, que é a parte mais divertida do enredo, do vai e vem da ponte da amizade, os muambeiros e cassinos, marcará presença. A hidrelétrica de Itaipu também. Fecharemos com Oxum abençoando toda a cidade de São Paulo”, completou.
Mauro contou o desafio do tema: “Trazer a exuberância da natureza para a avenida é algo muito difícil, diante da grandeza. É uma coisa maravilhosa, fica muito complicado trazer esse gigantismo para um espaço limitado”.
O enredo da Tom Maior foi feito por patrocínio – algo comum em São Paulo:“Foi uma parceria não só financeira, mas de pesquisa e interativa entre as duas cidades. Foi interessante para a escola o apoio. Acho interessante e gosto de fazer, mesmo não sendo autoral. Procurar um fio condutor fora do comum o torna mais pessoal”, revelou.
Quintaes fez uma comparação entre os desfiles paulista e carioca: “São duas festas totalmente distintas. O povo, comportamento, regras, espaço físico, tudo é diferente. Em termos de estrutura do desfile, o carnaval de São Paulo é muito superior ao do Rio de Janeiro. Embora o carioca seja mais caloroso, em termos de público”.
Mauro ainda tentou explicar a longevidade da festa: “Ele se recria a cada ano, novas experiências, técnicas, o carnaval se renova. O resultado final é só na avenida, não há ensaio geral. O desfecho é sempre uma grande surpresa, ninguém sabe como todos os preparativos vão funcionar”.
Com 41 anos de existência a Tom Maior fecha a primeira noite de desfile do Carnaval de São Paulo, no dia 28 de fevereiro.
Confira a entrevista completa com Mauro Quintaes no áudio.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.