Armeira do filme ‘Rust’ afirma não saber por que arma de Baldwin estava carregada com munição real

Profissional ainda diz que produtores desautorizaram medidas de segurança na gravação do filme, o que resultou em morte de diretora

  • Por Jovem Pan
  • 29/10/2021 18h53
  • BlueSky
KOB TV News/Handout via REUTERS set de filmagens de rust. local de tiro de alec baldwin Filmagens foram paralisadas enquanto investigação por morte prossegue

Responsável pelo manejo das armas utilizadas no filme ‘Rust‘, Hannah Gutierrez-Reed se manifestou por meio de seus advogados nesta sexta, 29, sobre o acidente no set em que um tiro disparado pelo ator Alec Baldwin acabou matando Halyna Hutchins, diretora de fotografia do filme, e ferindo Joel Souza, diretor. “A segurança é a prioridade número um de Hannah no set. Em última análise, este set nunca teria sido comprometido se a munição real não fosse introduzida. Hannah não tem ideia de onde vieram os projéteis reais. Ela e o chefe de adereços ganharam controle sobre as armas e ela nunca testemunhou ninguém atirando ao vivo com essas armas e nem ela permitiria isso”, afirmou Jason Bowles, que representa a profissional, em comunicado.

Segundo Adan Mendoza, xerife de Santa Fé, no Texas, onde o filme estava sendo gravado, a pistola Colt usada por Baldwin estava carregada com munição real, em vez de balas de festim como é comum em sets. Baldwin disse ter atirado em direção à câmera, e o disparo acabou atingindo Souza e Hutchins. Nesta sexta, Gutierrez-Reed disse que o set era inseguro por coisas que fugiam ao seu controle, além dela ter dois cargos na produção (armeira e mestre-assistente de objetos cênicos). Ela lamentou a morte, mandou condolências aos familiares de Hutchins e afirmou que admirava a diretora. As gravações do filmes foram paralisadas enquanto as investigações sobre o caso prosseguem.

“Eles (os objetos cênicos) eram trancados todas as noites e na hora do almoço e não havia como um único deles ter desaparecido. […] Hannah foi contratada para dois cargos neste filme, o que tornou extremamente difícil se concentrar em seu trabalho como armeira. Ela lutou por treinamento, dias para manter as armas e em tempo adequado para se preparar para o tiroteio, mas foi derrotada pela produção e seu departamento. Todo o conjunto de produção tornou-se inseguro devido a vários fatores, incluindo a falta de reuniões de segurança” disse Bowles, em nome da cliente.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.