“Contatos Imediatos de Terceiro Grau”: 40 anos do filme que fez Spielberg vencer uma aposta

  • Por Jovem Pan
  • 15/11/2017 08h30 - Atualizado em 15/11/2017 08h31
ReproduçãoLançado em 1977, “Contatos Imediatos de Terceiro Grau” é uma das grandes obras-primas de Steven Spielberg

O encontro com aliens sempre foi um tema que encantou Hollywood e um dos filmes mais icônicos sobre humanos e alienígenas é, sem dúvida, “Contatos Imediatos de Terceiro Grau”. A produção vencedora de 2 Oscars de Steven Spielberg completa 40 anos de lançamento nos EUA neste dia 15 de novembro e, cada vez mais, se mantém como um clássico cinematográfico.

Estrelado por Richard Dreyfuss, François Truffaut, Terri Garr e Melinda Dillon, a história de Roy Neary, um eletricista que encontra um objeto voador não identificado em Indiana, conquistou público e crítica nos anos 70.

O sucesso de “Contatos Imediatos de Terceiro Grau” foi tanto que o filme foi relançado duas vezes com cenas adicionais: três anos após seu lançamento (a edição favorita de Spielberg) e em 1998.

Para comemorar os 40 anos do filme que ainda permanece no imaginário de muitos quando se pensa em aliens e OVNIs, a Jovem Pan separou 7 curiosidades sobre a produção de Spielberg. Confira:

 

Roteiro inicial drasticamente diferente

A primeira versão de “Contatos Imediatos de Terceiro Grau” era totalmente diferente da que foi aos cinemas. O roteiro misturava OVNIs e o governo americano ao escândalo de Watergate e recebeu o título de “Watch The Skies” – que virou a frase final do filme. O roteirista de “Taxi Driver”, Paul Schrader, foi chamado para alterar o roteiro, mas sua versão não agradou Steven Spielberg. O diretor modificou a trama completamente de forma que Shrader pediu para ter seu nome retirado dos créditos.

 

5 notas difíceis de serem criadas

Sabe as cinco notas musicais usadas no filme para obter comunicação com os aliens? O processo de criação delas foi incrivelmente complicado. John Williams, que assinou a trilha sonora do filme, criou 100 combinações diferentes e, junto com Spielberg, ouviu e eliminou uma a uma até chegarem ao resultado final.

 

Ninguém queria o papel principal

Apesar de ser uma produção de Steven Spielberg, o diretor demorou para conseguir um protagonista. Steve McQueen, Dustin Hoffman, Al Pacino, Jack Nicholson e Gene Hackman foram convidados para estrelar “Contatos Imediatos de Terceiro Grau”, mas todos recusaram. Assim, Spielberg recrutou Richard Dreyfuss, que já havia estado em “Tubarão”, para o papel de Roy Neary.

 

Título inspirado em estudo real

Parte da história de “Contatos Imediatos de Terceiro Grau” foi inspirada na pesquisa do Dr. J. Allen Hynek sobre OVNIs e aliens. Assim, o título é uma derivação da descrição de Hynek sobre encontro com aliens: “primeiro grau” é a visualização de um OVNI, “segundo grau” é evidência física da existência de um alien, e “terceiro grau” – como no filme – é o contato real com a vida alienígena.

 

Meryl Streep deveria estar no elenco

Na época uma estudante de artes cênicas, Meryl Streep fez um teste para o papel de Ronnie (esposa de Roy), mas não foi escalada. Spielberg deu a personagem para Teri Garr depois que a viu em um comercial de café e se impressionou com sua habilidade de expressões faciais em apenas 30 segundos.

 

Spielberg apostou contra o próprio filme com George Lucas

Durante o lançamento de “Contatos Imediatos de Terceiro Grau”, George Lucas preparava o lançamento de “Star Wars” e ambos os diretores acreditavam que o “concorrente” se sairia melhor nas bilheterias. Sendo assim, eles resolveram apostar. Spielberg e Lucas apostaram contra os próprios filmes e concordaram em dar 2,5% dos lucros da produção que tivesse o melhor resultado nas bilheterias para o perdedor. O que aconteceu? George Lucas teve que pagar a aposta já que “Star Wars” se tornou o 2º filme de maior bilheteria de todos os tempos. Quanto a Steven Spielberg: ele ganhou cerca de US$40 milhões por ter vencido a aposta – e perdido a bilheteria. 

 

Preservação nacional

O filme vencedor de 2 Oscars (Melhor Fotografia e Melhores Efeitos Sonoros e Visuais) é como um patrimônio dos Estados Unidos. Em 2007, “Contatos Imediatos de Terceiro Grau” foi selecionado pela Livraria do Congresso para ser preservado pela National Film Registry. A produção de Steven Spielberg ainda foi nomeada um dos 100 melhores filmes de todos os tempos pelo American Film Institute.