YouTube lança serviço de streaming de música, o Music Key
Madri, 12 nov (EFE).- O YouTube anunciou nesta quarta-feira o lançamento do Music Key, um serviço de streaming de música que permite a reprodução de vídeos sem anúncios e necessidade de conexão com a internet.
Até então, o modelo de negócio de YouTube se baseava em anúncios publicitários mostrados antes ou durante a reprodução dos vídeos. Uma versão de testes do serviço será utilizada nos próximos dias em sete países: Estados Unidos, Espanha, Portugal, Itália, Finlândia, Reino Unido e Irlanda.
Agora, os usuários do Music Key terão acesso aos vídeos musicais sem anúncios. A assinatura do serviço custará US$ 9,99 ao mês, mas durante o período de seis meses da versão beta o preço será de US$ 7,99 e acesso será mediante convite.
A responsável pelo setor de Música e Esporte do Youtube na Espanha e em Portugal, Cristina Delgado, explicou à Agência Efe que “todas” as grandes gravadoras e selos independentes estarão no novo serviço.
“Era algo que as gravadoras esperavam de nós”, declarou a diretora. Segundo Delgado, o serviço estará “aberto” a todos os artistas, inclusive os que editam o próprio trabalho.
A princípio, o serviço estará disponível para PC e para dispositivos Android, mas nas próximas semanas chegará também ao iOS.
Os usuários poderão baixar os vídeos que desejarem no próprio dispositivo para reproduzi-los sem necessidade de conexão com a internet. Por enquanto, a opção de baixar apenas o áudio não estará disponível.
O YouTube conta com 20 milhões de vídeos musicais – inclusive os de Taylor Swift, que há poucos dias anunciou sua saída do concorrent Spotify – e Delgado garantiu que esse número aumentará exponencialmente com a alta dos índices das gravadoras, assim como com shows, remixes e outras versões de músicas.
Os assinantes do Music Key terão acesso gratuito ao streaming das 30 milhões de músicas presentes na loja Google Play. Os usuários poderão criar listas de reprodução, se inscrever em canais específicos e páginas de artistas e receberão recomendações baseadas em seus gostos musicais.
O YouTube não divulgará o sistema de retribuição aos artistas e proprietários de direitos autorais, mas Delgado garantiu que o serviço “será mais favorável para eles” do que para a empresa do Google.
A diretora enfatizou que, depois de ser lançado nos sete países onde “mais se consome música” no YouTube, o Music Key chegará a outros lugares ao longo dos próximos meses.
O YouTube tem nada menos que um bilhão de usuários únicos ao mês e cerca de seis bilhões de horas de vídeo são reproduzidas a cada mês, sendo 300 horas de conteúdo por minuto.
Com o Music Key, o YouTube segue o mesmo caminho do sueco Spotify, que conta com 50 milhões de inscritos, dos quais 12,5 milhões pagam pelo serviço “premium”, que também permite a reprodução sem anúncios e sem conexão com a internet.
“O Music Key não vai canibalizar o streaming de outras plataformas”, garantiu Delgado. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.