Alemanha leva mais um ouro no luge e domina Jogos de Inverno

  • Por Agencia EFE
  • 13/02/2014 20h02

Sochi (Rússia), 13 fev (EFE).- A Alemanha domina o quadro de medalhas geral dos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi com um total de sete ouros, o último deles conquistado nesta quinta-feira, na prova de revezamento do luge, esporte no qual não deixou escapar nenhum dos quatro títulos em disputa.

O país completou hoje sua coleção de ouros no luge. Natalie Geisenberger e Felix Loch, campeões das provas individuais, e Tobias Wendl e Tobias Arlt, ouro na prova de duplas, formaram o time que alcançou o primeiro lugar na primeira vez em que a modalidade teve disputa por equipes.

Enquanto isso, o francês Martin Fourcade obteve sua segunda medalha de ouro no biatlo de Sochi ao vencer a corrida de 20 quilômetros, especialidade na qual é o atual campeão mundial. Seu outro primeiro lugar foi na prova de perseguição.

O alemão Erik Lesser ficou com a prata, chegando 12s2 depois de Fourcade, enquanto o russo Evgeniy Garanichev chegou 34s5 atrás e garantiu o bronze.

No esqui estilo livre slopestyle, um dos esportes estreantes nesta edição dos Jogos, os Estados Unidos dominaram o pódio. Joss Christensen, de 22 anos, Gus Kenworthy, da mesma idade, e Nicholas Goepper, de 19, conquistaram respectivamente o ouro, a prata e o bronze nas instalações do Parque Extremo Rosa Khutor.

Já a polonesa Justyna Kowalczyk, que já tinha ganhado quatro medalhas olímpicas em Jogos anteriores, aumentou seu histórico vitorioso com o ouro nos 10 km estilo clássico. Ela completou a distância em 28min17s8, com 18s4 de vantagem sobre a sueca Charlotte Kalla, que levou a prata, e 28s2 sobre a norueguesa Therese Johuag, dona do bronze.

Na única final da rodada de patinação em pista curta, a chinesa Jianrou Li ficou com o ouro nos 500 metros em uma corrida muito acidentada, na qual a britânica Elise Christie caiu e derrubou todas as participantes à sua frente, menos Li.

A China também ficou com o ouro nos 1000 metros da patinação em velocidade. Hong Zhang, campeã asiática da modalidade, completou a prova em 1m14s02, superando as favoritas holandesas, entre elas Ireen Wust, ouro nos 3 mil metros e que hoje conquistou a prata. Em terceiro terminou sua compatriota Margot Boer, que soma assim seu segundo bronze, juntando ao que ganhou nos 500 metros.

O japonês Yuzuru Hanyu lidera a competição individual masculina de patinação artística. Hoje ele bateu seu próprio recorde mundial de pontuação no programa curto. O russo Evgeni Plushenko, ouro na disputa por equipes sentiu uma lesão durante o aquecimento e anunciou não só a desistência da prova, como também sua aposentadoria.

Com 101,45 pontos, Hanyu disputará a final da prova, nesta sexta, com uma vantagem de 3,93 pontos sobre o canadense Patrick Chan, tricampeão mundial nos últimos três anos e medalhista de bronze há quatro, nos Jogos Olímpicos de Vancouver. EFE