Allan do Carmo e Ana Marcela Cunha são premiados pela Fina em Doha

  • Por Agência EFE
  • 01/12/2014 21h10
Reprodução/Instagram Ana Marcela Cunha posa para foto com seu treinador

Os brasileiros Allan do Carmo e Ana Marcela Cunha receberam nesta segunda-feira o prêmio de melhor nadador em águas abertas de 2014 durante a Noite das Estrelas, evento organizado pela Federação Internacional de Natação (Fina) em Doha, onde daqui a dois dias terá início o Mundial de piscina curta.

Ana Marcela se sagrou tricampeã mundial neste ano e ainda subiu ao pódio em todas as etapas da Copa do Mundo, com cinco ouros. Seu técnico, Fernando Possenti, ainda foi eleito o melhor do cargo, algo inédito na história do Brasil.

Allan, por sua vez, venceu o Circuito Mundial pela primeira vez na carreira. Ao contrário de Ana Marcela, ele não pôde ir à cerimônia porque se prepara para a seletiva da seleção brasileira.

Entre os nadadores de piscina, os vencedores foram a húngara Katinka Hosszu e o sul-africano Chade Le Clos. Em 2014, Hosszu venceu a Copa do Mundo com um total de 68 medalhas, estabeleceu cinco recordes mundiais em piscina de 25 metros (dois nos 100 metros medley e 200 metros medley e um nos 400 metros medley). Ela ainda subiu ao pódio seis vezes durante o Campeonato Europeu.

Le Clos também foi campeão da Copa do mundo com um total de 27 medalhas de ouro. Além disso, obteve os títulos dos 100 metros borboleta e dos 200 metros borboleta nos Jogos das Commonwealth.

Nos saltos ornamentais, os melhores do ano foram os chineses Cao Iuane e Liu Huixia, enquanto no salto sobre penhasco os designados foram o colombiano Orlando Duque e a americana Rachelle Simpson. Por fim, o vencedores no polo aquático foram o sérvio Filip Filipovic e a americana Maggie Steffens.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.