Ameaçada por greve, 1ª rodada do Holandês terá pontapé inicial no sábado

  • Por Agencia EFE
  • 06/08/2015 17h59

Roterdã (Holanda), 6 ago (EFE).- O Campeonato Holandês tem marcado para este fim de semana o pontapé inicial da edição 2015/2016, em que o PSV Eindhoven defenderá o título, mas cinco jogos já foram adiados devido uma greve anunciada pelo sindicato de policiais do país para este fim de semana.

Um dos jogos que precisou ter data alterada foi o de abertura da competiçãom entre Heerenveen e De Graafschap, inicialmente programado para esta sexta-feira, mas que acontecerá na terça-feira, assim como os duelos entre ADO Den Haag e PSV Eindhoven, Groningen – Twente, Zwolle e Cambuur, e NEC Nijmegen e Excelsior.

Outros confrontos como Willem II e Vitesse, será disputado na cidade de Tilburg sem a presença de policiais, segundo publicou nesta quinta-feira o jornal “AD Algemeen Dagblad”, o que ainda gera dúvidas sobre a realização.

Levando-se em conta a tabela publicada no site da Eredivisie, liga que organiza o Campeonato Holandês, o início da competição será no sábado, com destaque para o duelo entre o Feyenoord com o Utrecht, em Roterdã.

Quarta colocada na última temporada, a equipe do estreante técnico Giovanni van Bronckhorst tem como principais novidades três jogadores de ataque, os holandeses Eljero Elia e Dirk Kuyt, e o turco Colin Kazim-Richards. Por outro lado, há a baixa considerável do volante Jordy Clasie, da seleção laranja.

No domingo, será a vez do Ajax entrar em campo pela primeira vez, para encarar, fora de casa, o AZ Alkmaar. O time, no entanto, já chega em crise, pela eliminação precoce na terceira fase qualificatória da Liga dos Campeões da Europa, com derrota para o Rapid Viena, da Áustria, por 3 a 2, em Amsterdã.

A mais expressiva aquisição da equipe é a de jogador que já estava no clube, o atacante polonês Arkadiusz Milik, contratado junto ao Bayer Leverkusen, por 2,8 milhões de euros. As saídas não foram poucas, contudo, com o zagueiro finlandês Niklas Moisander indo para a Sampdoria, o atacante islandês Kolbeinn Sigthorsson para o Nantes, e o meia-atacante holandês Ricardo Kishna para a Lazio.

Atual campeão, o PSV entrará em campo pela primeira vez na terça-feira, duelando com o ADO Den Haag, em Haia. Na temporada passada, o time do técnico Phillip Cocu conquistou o título com 17 pontos de vantagem para o Ajax, evitando assim a necessidade de disputar fases preliminares de torneios continentais.

O sucesso no Holandês, no entanto, atraiu olhares de clubes de fora do país, que tiraram peças importantes do elenco, como o meia-atacante Memphis Depay, que partiu para o Manchester United, o meia Georginio Wijnaldum, que acertou com o Newcastle, o goleiro polonês Przemyslaw Tyton, que fechou com o Stuttgart.

Entre as caras novas estão o zagueiro francês Nicolas Isimat-Mirin, ex-Monaco, o meia mexicano Andrés Guardado, ex-Valencia.

A abertura do campeonato, com o adiamento do jogo marcado para esta sexta-feira, será no sábado, com o confronto entre Roda JC e Heracles. Os anfitriões voltam à elite após uma temporada na segunda divisão. O outro ascendido é o NEC Nijmegen, que venceu a competição de acesso na temporada passada.

None

Programção da primeira rodada do Campeonato Holandês.

None

Sábado.

Roda JC – Heracles.

Feyenoord – Utrecht.

Domingo.

AZ Alkmaar – Ajax.

Willem II – Vitesse.

Terça-feira.

ADO Den Haag – PSV Eindhoven.

Heerenveen – De Graafschap.

Groningen – Twente.

Zwolle – Cambuur.

NEC Nijmegen – Excelsior. EFE