Aniversário fenomenal: Ronaldo completa 39 anos; relembre o último gol do R9

  • Por Jovem Pan
  • 21/09/2015 12h01
SAO PAULO - SP - 13.11.2010 - ESPORTE - CORINTHIANS X CRUZEIRO - Ronaldo comemora gol no jogo entre Corinthians x Cruzeiro, no Pacaembu pela 35 rodada do Campeonato Brasileiro. Foto: FILIPE ARAUJO/AERonaldo

Último grande camisa 9 da Seleção Brasileira, Ronaldo completa 39 anos nesta terça-feira (22). Ídolo no futebol mundial, o Fenômeno está aposentado desde 2011, mas até hoje é lembrado como uma das grandes referências do esporte em todo o planeta.

Dono de uma explosão física absurda, habilidade fora do comum e um poder imenso de finalização, o aniversariante marcou 420 gols em sua carreira, o último deles em novembro de 2010.

O último gol da carreira do fenômeno foi um dos mais polêmicos de sua vida profissional. Jogando com a camisa do Corinthians, o camisa 9 protagonizou uma das maiores polêmicas do Brasileiro de 2010, quando o Timão brigava pelo título com Cruzeiro e Fluminense. Foi justamente contra a raposa, o clube que o revelou, que Ronaldo comemorou seu gol derradeiro.

Na oportunidade, o centroavante recebeu bola na área e sofreu um choque nas costas. O zagueiro Gil, hoje corintiano, mas na época defendendo o Cruzeiro, atingiu R9 que caiu e o árbitro anotou pênalti para revolta dos cruzeirenses.

Na cobrança, o fenômeno mostrou a categoria de sempre. Bateu no canto esquerdo do goleiro Fábio que escolheu o lado oposto. O gol deu a vitória ao Timão que não conseguiu chegar ao título Brasileiro naquele ano.

A equipe comandada por Tite terminou a competição na terceira posição e foi obrigada a disputar a Pré-Libertadores no ano seguinte. Na fase preliminar do torneio continental, o alvinegro do Parque São Jorge enfrentou o Tolima e acabou eliminado nos jogos que marcaram a aposentadoria de Ronaldo.