Barcelona anuncia líder japonês de e-commerce como novo patrocinador master
Parceria com empresa japonesa prevê 60 milhões de euros por ano ao Barcelona
Parceria com empresa japonesa prevê 60 milhões de euros por ano ao BarcelonaA Rakuten, líder do mercado de comércio eletrônico no Japão e maior empresa de internet fora do eixo Estados Unidos-China, é a nova patrocinadora master do Barcelona. A empresa venceu a concorrência de outras gigantes do ramo, como Amazon e Alibaba, para fechar um acordo que começa em julho de 2017 e vai até o mesmo período do ano de 2021.
O anúncio foi feito em entrevista coletiva nesta quarta-feira, em Barcelona. O clube já havia avisado que o evento serviria para revelar seu novo patrocinador, mas a empresa era mantida em mistério. O vencedor da concorrência só foi conhecido na manhã desta quarta, quando o jornal catalão Mundo Deportivo deu a informação em primeira mão.
De acordo com o Mundo Deportivo, a Rakuten deve pagar entre 50 e 60 milhões de euros ao ano para o Barcelona, o que, na cotação atual, equivale a um valor entre 183 e 219 milhões de reais. Como comparativo, a empresa aérea estatal catariana Qatar Airways, que patrocinava o Barça desde 2013, pagará 33,5 milhões de euros pela atual temporada.
O Barcelona vinha fazendo um grande leilão pelo espaço nobre de seu uniforme, atraindo a atenção principalmente de marcas globais de e-commerce. Ao levar a melhor, a Rakuten deve também aproximar o clube catalão do mercado japonês.
Historicamente favorável a jogar com camisa “limpa”, o Barcelona só estampou um patrocinador em seu uniforme pela primeira vez em 2006. Durante cinco anos, pagou à Unicef para exibir a marca da Fundo das Nações Unidas para a Infância em sua camisa.
O clube só passou a ter um patrocinador que lhe pagasse em 2011, quando assinou com o governo do Catar. Inicialmente, exibiu a marca da Qatar Foundation, trocando-a pela da Qatar Airways em 2013.
Atualmente, o Barcelona, além da Qatar Airways e da Nike, tem sete patrocinadores secundários, oito parceiros oficiais e 15 parceiros regionais. No total, são 34 marcas associadas ao clube.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.