Barcelona e BID destacam importância do esporte para desenvolvimento

  • Por Agencia EFE
  • 27/07/2015 23h00

Washington, 27 jul (EFE).- O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) recebeu nesta segunda-feira em sua sede em Washington a visita de jogadores e dirigentes do Barcelona, durante a qual a instituição e o clube catalão destacaram a importância do esporte para o desenvolvimento na América Latina.

O presidente do BID, o colombiano Luis Alberto Moreno, recebeu o atacante Luis Suárez e o zagueiro Marc Bartra, assim como o primeiro vice-presidente do clube, Jordi Cardoner, com quem conversou sobre como o esporte pode ser utilizado para melhorar as vidas das crianças e jovens na América Latina e no Caribe.

“O esporte e a cultura não são apenas passatempos nos países da América Latina e do Caribe, são também ferramentas eficazes para promover o desenvolvimento. O BID vem utilizando o esporte para empoderar crianças e jovens na região há mais de uma década”, declarou Moreno.

O BID e a Fundação FC Barcelona mantêm um acordo de colaboração para a promoção do desenvolvimento através do esporte, ao qual, segundo Moreno, o clube forneceu “financiamento e experiência técnica”.

Como resultado da parceria entre ambas entidades estão sendo realizados projetos no Brasil, na Argentina e no México, nos quais se aplica uma metodologia pedagógica que fomenta o diálogo e a resolução pacífica de conflitos através do futebol, com o objetivo de melhorar as condições de vida dos jovens.

“O Barcelona pode fornecer muito à sociedade e aos mais desfavorecidos. O Barça não é só um time de futebol, mas também um clube que tem esse compromisso social mais acentuado”, comentou Cardoner. EFE

arc/rsd