Benfica e Porto fazem clássico decisivo na 30ª rodada do Português

  • Por Agencia EFE
  • 24/04/2015 15h52

Lisboa, 24 abr (EFE).- Benfica e Porto, que estão separados na tabela do Campeonato Portugês por apenas três pontos, duelarão neste domingo no Estádio da Luz, em Lisboa, em jogo crucial para a competição, que entrará neste fim de semana na 30ª de 34 rodadas.

Os Encarnados estão na ponta com 74 pontos, enquanto os Dragões aparecem logo atrás com 71. Em caso de vitória dentro de seus domínios, o time comandado por Jorge Jesus colocará a mão na taça, já que terá seis pontos de frente com apenas 12 em disputa até o apito final.

Por outro lado, caso o Porto leve a melhor, os dois times ficarão iguais para encarar os quatro jogos finais. Para virar líder, no entanto, a equipe recém-eliminada da Liga dos Campeões da Europa, precisa vencer por dois gols de diferença, pelo menos.

No Campeonato Português, em caso de empate em pontos, o primeiro critério de desempate é o resultado do confronto direto, caso haja nova igualdade na pontuação, verifica-se o saldo de gols, seguido pelo número de gols fora, no duelo. A partir daí, vale o saldo de gols na competição.

Na ida, no estádio do Dragão, o Benfica venceu fora de casa por 2 a 0, ou seja, fica em vantagem direta caso perca por um gol de diferença. Se o Porto levar a melhor por 3 a 1, 4 a 2 e assim por diante, passa a frente, e caso devolva o 2 a 0, ultrapassará o rival no saldo de gols da competição.

Para conseguir desbancar o clube lisboeta, no entanto, o espanhol Julen Lopetegui e comandados terão que se recuperar da goleada sofrida para o Bayern de Munique por 6 a 1, na volta das quartas de final da Liga dos Campeões da Europa, em que viu revertida a vantagem de ter batido o rival por 3 a 1, em casa.

A princípio, o técnico da equipe segue com um único problema para escalar a equipe, o meia-atacante espanhol Cristian Tello, que se recupera de lesão muscular na coxa direita. O ex-atleta do Barcelona já havia ficado fora das duas partidas contra o campeão alemão.

Por outro lado, Danilo e Alex Sandro, que não entraram em campo na Allianz Arena, por estarem suspensos, poderão voltar normalmente ao time neste domingo.

O Benfica, por sua vez, luta contra o tempo para recuperar um de seus principais jogadores, o atacante Eduardo Salvio, que sofreu estiramento na coxa direita recentemente e corre risco de não entrar em campo.

Anderson Talisca, por sua vez, pode ficar fora como decorrência de indisciplina, após ter participado de uma partida de futsal com amigos. A diretoria deixou com o técnico Jorge Jesus a decisão de barrar o meia brasileira do jogo.

Um dia depois de a bola rolar para o clássico, o Sporting, terceiro colocado no campeonato, visitará o Moreirense. Dependendo de combinação de resultados no fim de semana, a equipe lisboeta poderá garantir vaga na próxima edição da Liga dos Campeões – entrando na fase preliminar – em caso de vitória.

O tema mais importante na semana, no entanto, não é sobre o que pode acontecer com os Leões dentro de campo, e sim com a notícia veiculada na imprensa inglesa de que o volante William Carvalho foi negociado com o Arsenal por cerca de 30 milhões de euros (R$ 96,9 milhões).

None

Programação da 30ª rodada do Campeonato Português.

None

Sexta-feira.

Braga – Belenenses.

Sábado.

Académica – Gil Vicente.

Estoril – Marítimo.

Rio Ave – Vitória de Guimarães.

Domingo.

Nacional – Penafiel.

Arouca – Paços de Ferreira.

Benfica – Porto.

Boavista – Vitória de Setúbal.

Segunda-feira.

Moreirense – Sporting. EFE