Berlim dá 1º passo para concorrer a sede dos Jogos Olímpicos de 2024 ou 2028

  • Por Agencia EFE
  • 24/06/2014 17h38

Berlim, 24 jun (EFE).- O governo de Berlim autorizou nesta terça-feira o começo dos trâmites legais com a Confederação Alemã de Esportes Olímpicos (DOSB, na sigla em alemão) para apresentar a candidatura da cidade como sede dos Jogos Olímpicos para as edições de 2024 ou 2028 do megaevento.

A cidade de Hamburgo também começou o processo de candidatura, e a entidade nacional decidirá em dezembro se a Alemanha concorrerá ou não novamente a sede.

Com a cidade altamente endividada, as autoridades de Berlim apostaram em uma candidatura modesta e que conte com o apoio dos cidadãos, embora não tenham especificado como esse respaldo será garantido.

“As ideias, as preocupações e os desejos dos cidadãos de Berlim devem ser incluídos em um eventual processo de candidatura. É preciso iniciar novas formas de participação popular”, explicou o senador de Interior e Esportes da cidade-estado, Frank Henkel.

O prefeito da capital, Klaus Wowereit, lembrou que é preciso avaliar primeiramente a situação em nível nacional e que é necessário saber se Berlim contará com o apoio da DOSB e do governo federal.

Para Wowereit, a Alemanha só terá chances de sediar os Jogos com a candidatura de Berlim, que em 1993 tentou organizar os do ano 2000, mas sem sucesso.

A proposta do governo berlinense conta com a oposição, que considera que, com as dívidas atuais, a cidade não poderia apresentar uma candidatura que custaria em torno de 60 milhões de euros (R$ 181 milhões). EFE