Campeão olímpico Liu Xiang anunciará sua aposentadoria na próxima semana

  • Por Agencia EFE
  • 04/04/2015 04h50
China's Liu Xiang clears a hurdle during a 110 metres hurdles race at the 2004 Olympic Games in Athens August 24, 2004. August 24, 2004 Athens, Greece Reprodução Liu Xiang - atletismo

Um dos maiores nomes do esporte da China, o atleta Liu Xiang, campeão olímpico do 110 metros com barreiras em Atenas 2004, anunciará sua aposentadoria na próxima semana, segundo anunciou seu treinador, Sun Haiping, devido a uma lesão crônica no pé direito.

Sun explicou a repórteres chineses que o atleta, de 31 anos, anunciará o final de sua carreira na terça-feira através de sua conta no Weibo, o Twitter chinês.

“Liu Xiang não pode continuar competindo. Sua aposentadoria é uma decisão que temos que aceitar”, afirmou o treinador, que “descobriu” Liu Xiang em 1998.

A última aparição da estrela foi no último mês de março no Estádio Nacional de Pequim em um evento promocional do campeonato mundial de atletismo que será realizado na capital chinesa em agosto.

Nascido em Xangai, Liu já havia anunciado que não voltaria a competir no mesmo estádio aonde em 2008 se retirou da pista chorando, na primeira série dos 110 metros com barreiras dos Jogos Olímpicos daquele ano.

Primeiro atleta chinês a obter uma medalha de ouro olímpica, Liu sofre problemas crônicos físicos no tendão de Aquiles do pé direito.

O treinador comentou que Liu estava ansioso para participar do próximo campeonato que a capital chinesa receberá em agosto, mas teve que abandonar seu plano.

A aposentadoria do campeão é cogitada desde o incidente de Pequim em 2008 e, quatro anos depois, do fracasso em Londres, quando tropeçou e caiu estrondosamente já no primeiro obstáculo.

Após estes incidentes, Liu se submeteu a uma operação e a dez meses de reabilitação nos Estados Unidos, mas, segundo seu treinador, nunca se recuperou totalmente. 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.