Campeão olímpico, nadador chinês Sun Yang testa positivo em doping

  • Por Agencia EFE
  • 24/11/2014 11h10
  • BlueSky

Pequim, 24 nov (EFE).- O nadador chinês Sun Yang, que conquistou duas medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres e outras cinco nos Mundiais de 2011 e 2013, testou positivo em um controle antidoping e será punido com três meses de suspensão, informou nesta segunda-feira a agência chinesa antidoping (CHINADA), através da agência oficial “Xinhua”.

O nadador, um dos melhores esportistas da China atualmente, testou positivo para trimetazidina, uma substância estimulante, em um controle realizado no campeonato nacional, em 17 de maio, confirmou hoje a agência esportiva.

A federação chinesa de natação também impôs ao jogador uma multa de 5 mil iuanes e invalidou seu recorde nacional nos 1,5 mil livres, um fato curioso já que Sun possui o recorde mundial (14,31s02, conquistado na final olímpica de Londres).

A trimetazidina, uma substância capaz de melhorar a circulação coronária, foi acrescentada à lista internacional de substâncias proibidas em janeiro de 2014.

O nadador, de 22 anos, não pediu uma contra-análise com a segunda amostra tomada aquele dia, mas alegou que testou positivo porque, por prescrição médica, fez uso de um fármaco denominado Vasorel, para pessoas com problemas de circulação.

O esportista também argumentou que desconhecia a recente inclusão do fármaco na lista de substâncias ilegais.

“Tomarei isto como uma lição e serei mais cuidadoso no futuro”, declarou à “Xinhua” o nadador, que se mostrou “chocado e deprimido ao mesmo tempo” pela punição.

A CHINADA anunciou hoje em seu site oficial outros seis testes positivos de esportistas chineses de elite, embora destacou especialmente o caso de Sun.

“É o atleta mais famoso da China e é conhecido no mundo todo , por isso que temos que conduzir seu caso com muita cautela”, destacaram representantes da agência antidoping.

Sun também foi punido no ano passado, ao protagonizar um acidente de trânsito no qual manejava um Porsche de um amigo apesar não contar com a necessária permissão de dirigir.

O nadador ficou detido durante sete dias e foi afastado, durante um tempo, dos treinamentos com o time nacional e de competições em torneios dentro e fora do país.

Sun foi o primeiro nadador hinês a conquistar um ouro olímpico, façanha que alcançou em Londres 2012 (nos 400 e 1,5 mil metros livres). EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.