Conheça o ‘Dodô’ britânico, rei dos golaços e deus de Southampton

  • Por Jovem Pan
  • 23/02/2015 18h05

O ex-meio-campista Matthew Le Tissier ficou conhecido por marcar golaços em sua carreira

Matthew Le Tissier

Matthew Le Tissier. Se você, provavelmente, nunca ouviu falar neste nome, não se preocupe. O meio-campista do Southampton é bastante desconhecido aqui no Brasil, mas saiba que vale a pena saber um pouco mais da carreira de um jogador que marcou época na Inglaterra, principalmente devido aos seus lindos gols marcados.

Britânico nascido em Guernsey no dia 14 de outubro de 1968, Le Tissier fez 540 jogos no Southampton e, em sua carreira no clube, marcou 209 gols como profissional. Ele é o primeiro jogador de meio de campo a fazer 100 gols na Premier League (a partir da criação da PL, em 1992), e, como curiosidade, ele era um exímio cobrador de pênaltis, tendo acertado 47 de 48 tiros da marca.

Como atuou em toda a sua carreira no Southampton, Matt ganhou um apelido bastante carinhoso por parte dos torcedores dos ‘Saints’, que o chamam de ‘Le God’ (‘O Deus’, em tradução livre). Seu contestável profissionalismo, entretanto, fez com que Matt não tenha a fama que mereceria por seus belos gols e talento.

Jogador de rara habilidade, Le Tissier marcou seu último gol com a camisa do Southampton em 2001, durante uma partida contra o Arsenal, enquanto que sua última partida foi contra o West Ham, no dia 30 de janeiro de 2002. O meio-campista, que também defendeu a seleção da Inglaterra em sua carreira, mas sem tanto brilhantismo (oito jogos e nenhum gol), se aposentou após o término da temporada 2002.

Matthew tornou-se comentarista esportivo depois de pendurar as chuteiras e também foi nomeado presidente honorário do Guernsey FC, clube de sua cidade natal.

Confira no vídeo abaixo alguns dos gols mais marcantes da carreira de Le Tissier: