Copa América de 2016 reunirá as 16 melhores seleções do continente

  • Por EFE
  • 02/05/2014 08h01

Estados Unidos

Seleção de futebol dos Estados Unidos

A Copa América vai comemorar em 2016 seu centenário com uma edição especial que reunirá as 16 melhores seleções de todo continente americano, os dez membros da Conmebol e mais seis dos 41 filiados da Concacaf, e será disputada nos Estados Unidos.

“Em 2016, Concacaf e Conmebol vão se unir e terão 16 equipes em um mesmo torneio em um mesmo local”, anunciou o presidente da Concacaf, Jeffrey Webb, nesta quinta-feira em Miami.

O presidente da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), Eugenio Figueredo, garantiu a presença dos melhores jogadores da região, pois as duas entidades insistiram que a Fifa incluirá essa edição especial do torneio em seu calendário oficial.

Figueiredo não descartou uma nova edição especial da competição com seleções da Concacaf e da Conmebol no futuro.

Esta será a primeira vez em que o torneio de seleções de futebol mais antigo do mundo será jogado fora da América do Sul.

A Copa América teve sua última edição há três anos na Argentina e terá a próxima no Chile, no ano que vem, para a qual foram convidadas as seleções de Costa Rica e Japão.

Entre as seleções confirmadas estão as dez filiadas da Conmebol, assim como as de México e Estados Unidos.

Os demais representantes da Concacaf incluirão os campeões do Caribe e América Central.

A edição especial da Copa América de 2016 deverá ser jogada entre os dias 3 e 26 de junho em cinco sedes, mas estas serão confirmadas posteriormente. Em princípio serão Los Angeles, Nova Jersey, Washington e Houston.

O torneio de seleções mais antigo do mundo foi disputado pela primeira vez em 1916 na Argentina para comemorar o centenário de sua independência.