Copa do Mundo de 1974 – Holanda 2 x 0 Brasil – Segunda fase

  • Por Jovem Pan
  • 30/05/2014 18h12

Tricampeão do mundo em 1974, o Brasil era novamente o grande favorito na Alemanha em 1974, mas se viu surpreendido no dia 3 de julho pela equipe que realmente brilhou nos gramados, a Holanda.

Conhecido como “Carrossel Holandês”, o time do lendário Rinus Michels e do craque Johan Cruyff se destacou pelo estilo de futebol nunca visto antes, com todos os jogadores atacando e defendendo, quase sem posições fixas em campo.

No dia 3 de julho as duas equipes se encontraram para decidir quem ia para a final da competição, e quem se encantou com o Brasil quatro anos antes quase não reconheceu a Seleção. Jogando um futebol muito defensivo, a equipe do técnico

Zagallo se preocupou mais em bater nos rivais do que em jogar bola.

A postura totalmente inversa da equipe que havia vencido três vezes a copa em 12 anos custou caro. Johan Neeskens abriu o placar para a Holanda aos 5 minutos da segunda etapa, enquanto Cruyff enterrou o sonho do tetra aos 15 minutos.

O Brasil ainda sentiria a dor de perder a decisão de terceiro lugar para a Polônia após perder por 1 a 1. Já a Holanda acabaria apenas com o vice, sendo derrotado pela Alemanha Ocidental por 2 a 1.