Copa do Mundo de 1998 – França 3 x 0 Brasil – Final

  • Por Jovem Pan
  • 30/05/2014 18h57

O dia que colocou Zidane e Ronaldo na história, mas por motivos diferentes. França e Brasil se enfrentaram no dia 12 de julho para ver quem seria o campeão da Copa disputada em solo francês. De um lado os donos da casa, liderados pelo genial meia, enquanto o Brasil apostava as suas fichas no seu artilheiro. O problema é que Ronaldo teve uma convulsão horas antes do jogo, e sua escalação como titular naquele dia é debatida até hoje.

Já Zidane subiu mais do que a defesa da Seleção para abrir o placar aos 27 minutos da primeira etapa. Aos 46 minutos, quase um replay, o armador subiu novamente sozinho contra a marcação para fazer o segundo e se consagrar como o grande craque da Copa de 98.

Do outro lado, o Brasil estava entrega nos 45 minutos final, seja pelo baque do primeiro tempo ou por causa da preocupação com Ronaldo. O fato é que a equipe de Zagallo pouco fez para ao menos assustar a torcida francesa no estádio Saint-Denis. Tanto que no último lance de jogo a França não teve trabalho algum para marcar o terceiro com Petit. 

Ronaldo só afastaria as especulações sobre o que aconteceu naquele 12 de julho apenas quatro anos depois, quando se consagrou como artilheiro da Seleção que conquistaria o pentacampeonato. Já Zidane, jogando machucado, não conseguiu impedir que a França fosse eliminada ainda na primeira fase em 2002.