Cristiano Ronaldo se consolida como “marca” mais valiosa de Portugal

  • Por EFE
  • 13/01/2015 16h08

Cristiano Ronaldo foi o autor do gol que deu a vitória a Portugal sobre a Armênia

EFE Cristiano Ronaldo comemora gol de Portugal contra Armênia

Em meio a crise que atravessa, com queda em diversos indicadores econômicos, Portugal tem como seu produto mais valorizado um jogador de futebol, Cristiano Ronaldo, eleito nesta segunda-feira o melhor do mundo pelo segundo ano consecutivo.

Dias atrás, a escola de marketing portuguesa IPAM divulgou resultado de estudo, em que o atacante do Real Madrid tem imagem avaliada em 54 milhões de euros (R$ 168,2 milhões). Com isso, ele se torna a “marca” mais valiosa para divulgar internacionalmente o país.

Com quase 29 anos, CR7 foi eleito pela terceira vez o melhor do ano, em cerimônia de gala da Bola de Ouro, premição feita de maneira conjunta pela Fifa e pela revista “France Football”. Na final, o português superou o argentino Lionel Messi, do Barcelona, e o alemão Manuel Neuer, do Bayern de Munique.

Ícone do país, CR7 foi parabenizado por diversas personalidades portuguesas, incluindo o presidente Aníbal Cavaco Silva. As proezas do craque viraram uma válvula de escape para os 10,5 milhoões de habitantes do país, que se preocupam com perdas de benefícios sociais e o desemprego que assola o país.

Curiosamente, Cristiano jogou pouco em Portugal, já que deixou o Sporting, para acertar com o Manchester United em 2003, aos 18 anos. Pela “Seleção das Quinas”, o atacante não conseguiu títulos, e nem brilhou em Copa do Mundo, como tanto se espera.

De acordo com o IPAM, que colocou o jogador como o mais valorizado do país, com a conquista da terceira Bola de Ouro, o camisa 7 mais famoso da atualidade ainda terá como tornar sua marca maior.

As receitas do craque, aliás, refletem sua capacidade de gerar lucro. Em 2013, Cristiano foi o segundo atleta mais bem pago do mundo, segundo a revista “Forbes”, recebendo 67,5 milhões de euros (R$ 210,2 milhões, em valores atuais), ficando atrás apenas do boxeador americano Floyd Mayweather Jr.

Nas redes sociais, o atacante também é um grande fenômeno, tendo sido a segunda pessoa a atingir a marca de 100 milhões de seguidores no Facebook. Antes, só a cantora colombiana Shakira havia alcançando expressivo número.

Com público tão extenso acompanhando seu perfil, cada post que Cristiano publica é avaliado em pouco mais de 121 mil euros (R$ 378 mil).

Além dos, agora, 105 milhões no Facebook, o jogador do Real Madrid tem 32,6 seguidores no Twitter, 2,3 inscritos em seu canal no Youtube, e gera 119 milhões de referências em cada busca por seu nome no Google.

Portugal tenta, cada vez mais, aproveitar o impacto de Cristiano Ronaldo na sociedade, tornando-o protagonistas de diversas campanhas publicitárias. Uma das últimas foi uma propaganda para divulgar a Ásia como destino turístico para seus compatriotas.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.