Dia 12 tem goleada brasileira, outra vitória da Holanda e México classificado

  • Por Jovem Pan
  • 23/06/2014 21h18
Neymar comemora segundo gol brasileiro AFP Neymar comemora segundo gol brasileiro

A terceira e última rodada da primeira fase da Copa do Mundo nos grupos A e B foi encerrada nesta segunda-feira (23) e, na primeira chave, o Brasil superou Camarões por 4 a 1 e avançou em primeiro e o México ficou com a segunda vaga ao derrotar a Croácia por 3 a 1. Já no grupo B, a Holanda derrotou o Chile pelo placar de 2 a 0 e as duas seleções avançaram para as oitavas, enquanto que, em partida de eliminados, a Espanha superou a Austrália por 3 a 0 e venceu sua única na competição.

Os duelos desta segunda-feira serviram para definir dois confrontos das oitavas de final da Copa do Mundo: o Brasil (1ºA) enfrenta o Chile (2ºB), no próximo sábado (28), às 13h (de Brasília), no estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG), e a Holanda (1ºB) mede forças com o México (2ºA), no domingo (29), também às 13h, no estádio Castelão, em Fortaleza (CE).

Os dois compromissos do grupo B abriram o dia. Na Arena Corinthians, em São Paulo (SP), a Holanda teve um duro embate contra o Chile, mas com dois gols no segundo tempo, os europeus levaram a melhor e triunfaram por 2 a 0.

O primeiro gol foi marcado por Leroy Fer, de cabeça, aos 31 minutos do segundo tempo, e Memphis Depay, aos 46, fez o segundo e selou o triunfo dos representantes dos Países Baixos.

Já no confronto de eliminados, realizado na Arena da Baixada, em Curitiba (PR), a Espanha fechou sua participação na Copa de 2014 com vitória por 3 a 0, com gols de David Villa, Fernando Torres e Juan Mata, e apagou ao menos um pouco a má impressão deixada por conta de uma campanha tão ruim. Já a Austrália fecha o Mundial com três derrotas.

Depois dos dois jogos do grupo B, a Holanda encerra a fase inicial da Copa com 100% de aproveitamento, ou nove pontos conquistados, e termina como líder do grupo, à frente do Chile, segundo classificado, com seis pontos (duas vitórias e uma derrota). A Espanha vem em terceiro, com três pontos, e a Austrália foi a lanterna da chave, sem pontuar no torneio.

Na segunda leva de jogos do dia, dois duelos do grupo A foram realizados. No estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), a Seleção Brasileira até tomou um pequeno susto, mas não teve problemas para derrotar Camarões pelo placar de 4 a 1.

No primeiro tempo, Neymar abriu o placar para o Brasil, aos 16 minutos. Pouco depois, Matip apareceu para deixar tudo igual, aos 25, mas o mesmo Neymar foi bem novamente na etapa inicial e fez 2 a 1, aos 34 minutos. No segundo tempo, Fernandinho, que entrou no lugar de Paulinho, deu uma cara nova ao time brasileiro e participou de dois gols. No primeiro, ele deu o passe para David Luiz cruzar para Fred e o camisa 9 fez o 3 a 1, e Fernandinho ainda fez o quarto gol da Seleção e selou a goleada.

No outro compromisso da chave, disputado na Arena Pernambuco, em Recife, todos os gols foram marcados no segundo tempo e o México derrotou a Croácia por 3 a 1.

Aos 26, 29 e 36 minutos, Rafa Márquez, Guardado e Javier Hernández abriram 3 a 0 para a seleção da América do Norte. Aos 41, Perisic descontou para a Croácia, mas os comandados do técnico Niko Kovac não conseguiram reagir.

Com os resultados, a Seleção Brasileira fechou em primeiro lugar do grupo com sete pontos. Logo atrás veio o México, que também se classificou com sete pontos, mas ficou em desvantagem no saldo de gols (três contra cinco dos brasileiros).

Encerrando sua participação no Mundial, a Croácia terminou com três pontos (só derrotou o Camarões), em terceiro, e o Camarões foi o lanterna da chave, sem pontos somados.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.