Djokovic e Serena Williams brilham na estreia em Melbourne

  • Por EFE
  • 13/01/2014 12h30
Em sua estreia no Australian Open

O sérvio Novak Djokovic e a americana Serena Williams estrearam com o pé direito no Aberto da Austrália, vencendo com facilidade suas partidas contra o eslovaco Lukas Lacko e a jovem tenista local Ashleigh Barty, respectivamente.

Campeão nas últimas três edições, Djokovic derrotou Lacko por 6-3, 7-6(2) e 6-1 em pouco menos de duas horas e vai ter como próximo adversário o argentino Leonardo Mayer que bateu o espanhol Albert Montañés.

Também pela chave masculina, David Ferrer, terceiro cabeça de chave, superou o colombiano Alejandro González e vai encarar o francês Adrian Mannarino na segunda rodada.

O tcheco Tomas Berdych, sétimo cabeça-de-chave, passou pelo cazaque Aleksandr Nedovyesov em sets diretos (6-3, 6-4 e 6-3), e o suíço Stanislas Wawrinka, oitavo favorito, avançou graças ao abandono de Andrey Golubev no segundo set.

Richard Gasquet, melhor tenista francês do momento, venceu o compatriota David Guez por 7-5, 6-4 e 6-1 e medirá forças com o russo Nikolay Davydenko por um lugar na terceira rodada.

Quem deixou o primeiro Grand Slam da temporada antes do previsto foi o alemão Tommy Haas, que abandonou a partida contra Guillermo García-López quando perdia por 7-5 e 5-2. O francês Edouard Roger-Vasselin, carrasco do argentino Carlos Berlocq, será o próximo rival de García-López.

O russo Mikhail Youzhny, o italiano Fabio Fognini, o espanhol Tommy Robredo, o sul-africano Kevin Anderson e o polonês Jerzy Janowicz também estrearam com vitória.

O letão Ernests Gulbis teve que virar um set adverso para bater o argentino Juan Mónaco, enquanto o canadense Vasek Pospisil, o francês Jeremy Chardy, o russo Dmitry Tursunov e o croata Ivan Dodig venceram seus rivais em sets diretos – este último, em um emocionante duelo com o compatriota Ivo Karlovic.

O uzbeque Denis Istomin, o australiano Matthew Ebden, o austríaco Dominic Thiem, o finlandês Jarkko Nieminen, o ucraniano Aleksandr Dolgopolov, o americano Sam Querrey, os franceses Julien Benneteau e Kenny de Schepper, o bósnio Damir Dzumhur, o colombiano Alejandro Falla, o espanhol Pablo Andújar e o alemão Florian Mayer também confirmaram presença na segunda rodada.

Na chave feminina, Serena Williams teve pouco trabalho com Barty e vai enfrentar a sérvia Vesna Dolonc.

A chinesa Na Li, quarta favorita, derrotou a croata Ana Konjuh por um contundente 6-2 e 6-0.

Quem não cumpriu as previsões foram a tcheca Petra Kvitova e a italiana Sara Errani, sexta e sétima cabeças de chave, que sucumbiram perante a tailandesa Luksika Kumkhum e a alemã Julia Goerges, respectivamente.

A também alemã Angelique Kerber precisou de três sets para derrotar a local Jarmila Gajdosova, e a alemã Roberta Vinci, 12ª favorita, caiu diante da chinesa Jie Zheng.

Avançaram à segunda rodada a sérvia Ana Ivanovic, a alemã Sabine Lisicki, a australiana Samantha Stosur e a belga Kirsten Flipkens.

Por sua vez, a americana Venus Williams perdeu para a russa Ekaterina Makarova após desperdiçar um set de vantagem, e a russa Elena Vesnina foi surpreendida pela americana Alison Riske.

A tcheca Lucie Safarova (26), a italiana Flavia Pennetta (28), a canadense Eugenie Bouchard e a eslovaca Daniela Hantuchova (31) confirmaram a condição de cabeças de chave em Melbourne vencendo seus jogos e estarão na fase seguinte. EFE