Em 1989, Brasil encerrou jejum de 40 anos na Copa América; relembre

  • Por Jovem Pan
  • 03/03/2015 16h49

Seleção Brasileira foi campeã da Copa América em 1989Seleção Brasileira campeã da Copa América em 1989

A Copa América 2015, que será realizada no Chile, tem início no dia 11 de junho e a contagem regressiva para o início da competição já começou. No aquecimento para o mais importante torneio de seleções do continente americano, vamos relembrar o triunfo do Brasil sobre o Uruguai, por 1 a 0, na fase final da Copa América de 1989, quando a Seleção Brasileira quebrou um jejum de 40 anos sem títulos no torneio.

Na competição daquele ano, o Brasil caiu no Grupo A na primeira fase, ao lado de Paraguai, Colômbia, Peru e Venezuela. A Seleção venceu duas partidas (Venezuela e Paraguai) e empatou outras duas (Peru e Colômbia), avançando assim na segunda colocação da chave, não sem sofrer muita pressão por parte da torcida, insatisfeita com os empates da equipe comandada por Sebastião Lazaroni.

Na fase final, as duas seleções classificadas do Grupo A (Paraguai e Brasil) e as duas seleções classificadas do Grupo B (Argentina e Uruguai) formaram um só grupo, para a fase final, e na etapa decisiva da Copa América, o Brasil venceu todos os seus jogos, com seis gols pró e nenhum contra, e sagrou-se campeã. Na decisão, com gol de Romário, após cruzamento de Mazinho, aos quatro minutos do segundo tempo, o Brasil superou o Uruguai por vantagem mínima e levantou a taça.

No lance, o camisa 11 se antecipou depois da indecisão do goleiro Zeoli e fez o gol que garantiu a conquista da Copa América em 1989.

Relembre no áudio acima a vitória do Brasil sobre o Uruguai!