Em busca do bicampeonato, Flamengo encara algoz mexicano na Liga das Américas

  • Por Agencia EFE
  • 13/03/2015 18h52

Rio de Janeiro, 13 mar (EFE).- Campeão da última Liga das Américas, o Flamengo começa neste sábado, no Rio de Janeiro, a busca pelo segundo título consecutivo do torneio e enfrentará os mexicanos do Pioneros de Quintana Roo, time responsável pela única derrota dos rubro-negros na competição.

Na outra semifinal, o Bauru pega o Peñarol de Mar del Plata, da Argentina. Os vencedores dos dois duelos se enfrentam na grande decisão marcada para o domingo, no Maracanãzinho, também palco da edição do ano passado do Final Four da Liga das Américas.

Atual detentor do título, o Flamengo já esteve melhor na temporada. Depois de chegar a liderar a Liga Nacional de Basquete (LNB), acabou caindo para o terceiro lugar, atrás do próprio Bauru e do Limeira.

E viveu recentemente a polêmica em torno de Marcelinho Machado, afastado temporariamente do grupo pela diretoria após brigar com o técnico José Neto em fevereiro, mas já reintegrado ao elenco.

Eleito MVP do torneio no ano passado e uma das principais esperanças da torcida para a conquista do título, o ala-armador garantiu que está com a pontaria para o Final Four.

“A mão que faturou o título na temporada passada está bem calibrada para este final de semana. Estamos muito focados na disputa da Liga das Américas e queremos vencer novamente. Estamos bem preparados e, ao lado de nossa torcida somos ainda mais fortes”, disse Marcelinho.

A campanha na competição continental, contudo, é quase perfeita. Em seis jogos disputados na Liga das Américas, o Flamengo perdeu apenas um, justamente para o adversário de sábado.

Campeão da competição em 2012, o Pioneros aposta em uma forte de dupla de americanos para vencer o Flamengo mais uma vez : o pivô Justin Keenan e o ala Romel Beck, com médias de 17,7 e 14,7 pontos por partida na competição, respectivamente.

Em jogo válido pela primeira fase do torneio, os rubro-negros foram derrotados em Cancún por 86 a 81. Por isso, o alerta é total na Gávea, apesar do favoritismo dos atuais campeões.

“Eles são muito objetivos e rápidos. Estão vindo com moral, mas ela não será que a nossa, já que estaremos ao lado da nossa torcida. Estamos bem preparados para enfrentá-los e lutar pela vitória”, disse o técnico rubro-negro em entrevista ao site do clube.

Apesar de ser o único dos quatro rivais que não possui o título da Liga das Américas, o invicto Bauru aparece como favorito para vencer o Peñarol, bicampeão do torneio (2007-2008 e 2009-2010), na outra partida do Final Four.

Líder da LNB, o Bauru é comandado pelo ala-armador Alex García, de 35 anos, veterano jogador com passagem pela NBA. Outro nome de destaque é o pivô Rafael Hettsheimeir, que lidera o time no torneio local com médias de 17,3 pontos e 5,6 rebotes.

Pesam contra o Bauru a falta de experiência internacional e a lesão de um dos principais atletas. O ala-pivô Jefferson William, com um problema no tendão de aquiles, é desfalque desde o início do mês. E sua baixa pode ser determinante no confronto.

“Estamos invictos, mas o que manda é o momento do jogo. São quatro equipes que se chegaram até aqui é porque têm chance de serem campeãs”, disse o técnico Guerrinha, minimizando o favoritismo.

Pelo lado Peñarol, o técnico Fernando Rivero chega com um time que mistura experiência e jogadores jovens. Leonardo Gutiérrez, Adrián Boccia e Martín Leiva, todos com passagens pelo basquete europeu, atuam ao lado de duas revelações argentinas, Luciano Massarelli, de 21 anos, e Franco Giorgetti, de 22.

A equipe, no entanto, não poderá contar com o americano Justin Ray Giddens. Após uma série de problemas físicos, o jogador terá que passar por uma operação no joelho esquerdo. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.