Em dia de homenagens, Oberdan ganha busto e Turiassu muda de nome
Esta sexta-feira (12), dia dos namorados, é também dia de homenagens no Palmeiras. Além da comemoração dos 22 anos do histórico título do Campeonato Paulista de 1993 sobre o Corinthians, que tirou o clube da fila, o ex-goleiro Oberdan Cattani foi homenageado com um busto no dia em que faria 96 anos.
“Era uma pessoa muito querida, foi nosso companheiro de Conselho. Sempre, seja dentro ou fora de campo, amando o Palestra e Palmeiras como só ele sabia. É uma homenagem mais que justa. Todos nós palmeirense ficamos felizes. Obrigado, Oberdan, por tudo o que você fez pela gente”, disse o presidente Paulo Nobre ao inaugurar a obra que expressa a gratidão do Palmeiras ao ídolo morto em 20 de junho de 2014.
Oberdan defendeu o Palestra Itália e o Palmeiras entre 1940 e 1954 e conquistou diversos títulos, entre eles o tetracampeonato paulista e a Copa Rio de 1951, considerada por muitos como um título mundial, apesar de não ser reconhecido pela Fifa como tal.
Por falar em Palestra Itália, outra mudança foi a renomeação da Rua Turiassu, que dá acesso ao Allianz Parque, para o nome adotado pelo Palmeiras até 1942 e abandonado por determinação do governo brasileiro por fazer referência à Itália, adversário na Segunda Guerra Mundial. Assim, agora o local se chama Rua Palestra Itália.
“A cidade de São Paulo faz uma correção histórica, porque o Palestra Itália, fundado em 26 de agosto de 1914, foi violentado por motivos políticos e obrigado a mudar de nome. O Palestra, naquele 20 de setembro de 1942, morreu líder para nascer o Palmeiras, campeão. A cidade de São Paulo, hoje, faz essa homenagem, dando à rua o nome original do clube. É um presente para toda a comunidade italiana e para todos os palmeirenses”, discursou Paulo Nobre.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.