Equipe brasileira feminina de tiro com arco foi eliminada neste domingo
A equipe brasileira feminina de tiro com arco foi eliminada neste domingo (7) dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. As competidoras Ane Marcelle, Sarah Nikitin e Marina Canetta Gobbi foram derrotadas por 6 a 0 pelo time da Itália, na fase de oitavas de final. A competição, que acontece no Sambódromo do Rio de Janeiro, tem sequência na tarde deste domingo.
Ao todo, 128 atletas de 56 países disputam as quatro provas. Cada equipe tem direito a atirar 24 flechas, distribuídas igualmente para cada um dos três arqueiros. A prova tem como objetivo somar pontos ao atirar flechas no alvo. As provas são feitas em campo plano e sem obstáculos para os arqueiros. Os atletas participam de uma prova de 70 metros com equipes e no individual masculino e feminino.
Setenta metros separam o alvo de 1,22 metros de diâmetro do arqueiro. A pontuação no alvo vai de um a dez, de acordo com a proximidade do círculo central. O arqueiro tem 40 segundos para atirar cada uma de suas seis flechas. Nas finais, o arqueiro tem 20 segundos para atirar cada uma de suas três flechas.
No ar, a flecha pode ultrapassar a velocidade de 240 km por hora. No sistema de mata-mata, qualquer deslize pode fazer com que o atleta não avance na competição. Nas provas individuais, os arqueiros que obtêm os melhores resultados após cinco séries de três flechas passam à fase seguinte. A mesma regra vale para as provas em equipe, mas classificam-se os melhores conjuntos após quatro séries de seis flechas.
A Coreia do Sul é o país com o melhor desempenho em Jogos Olímpicos, tendo conquistado medalhas nas últimas oito edições. Em Pequim 2008 e Londres 2012, os coreanos estiveram no pódio em todos os quatro eventos.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.