Espargaró surpreende, acaba com jejum da Suzuki e faz pole no GP da Catalunha

  • Por Agencia EFE
  • 13/06/2015 14h23
  • BlueSky

Barcelona (Espanha), 13 jun (EFE).- O espanhol Aleix Espargaró surpreendeu neste sábado ao conquistar a pole position do Grande Prêmio da Catalunha de MotoGP, garantindo quebra de jejum de oito anos da Suzuki, que ainda fez o segundo lugar com o também espanhol Maverick Viñales.

A montadora japonesa não largava no primeiro posto de um GP desde 30 de junho de 2007, com o australiano Chris Vermeulen. Hoje, o piloto da moto número 41, encerrou a seca da equipe ao cravar o tempo de 1min40s546. Seu compatriota e companheiro veio logo atrás com 1min40s629.

Com motores novos neste fim de semana na Catalunha, a dupla espanhola espera melhorar o desempenho na competição já que a melhor colocação de chegada foram os sétimos lugares obtidos por Espargaró nos GPs de Argentina e Espanha, e por Viñales no GP da Itália.

Na terceira colocação do grid de largada estará o espanhol Jorge Lorenzo, da Yamaha, vencedor das últimas três provas e vice-líder do campeonato. Com a moto de número 99, o piloto fez o tempo de 1min40s646. Em quarto, estará outro competidor da casa, o bicampeão Marc Márquez, da Honda.

O primeiro estrangeiro no grid é o italiano Andrea Dovizioso, da Ducati, seguido pelo também espanhol Dani Pedrosa, da Honda, e pelo italiano Valentino Rossi, da Yamaha, que ocupa a liderança da tabela com 118 pontos, seis a frente do companheiro de equipe.

Na Moto2, a pole ficou com líder do campeonato, o francês Johann Zarco, da Ajo Kalex, que fez a melhor volta em 1min45s895. Logo trás ficou o alemão Jonas Folger, da AGR Kalex, seguido pelo espanhol e vice-líder da disputa, o espanhol Esteve Rabat, da Marc VDS Kalex.

Sétimo colocado na tabela, o ítalo-brasileiro Franco Morbidelli, da Italtrans Kalex, voltou a fazer classificação ruim, como duas semanas atrás, no GP da Itália, e largará a apenas na 23ª posição na prova de amanhã.

Por fim, na Moto 3, o italiano Enea Bastianini, da Gresini Honda, vice-líder na classificação geral, cravou o melhor tempo no treino que definiu o grid e largará na pole, ao fazer 1min50s137. Primeiro lugar na tabela, o britânico Danny Kent, da Leopard Honda, vai sair na segunda posição. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.