Estadual mais forte, Paulista terá muita história em jogo em 2016

  • Por Jovem Pan
  • 21/01/2016 18h29
  • BlueSky

Corinthians Montagem sobre fotos Agência Corinthians/Agência Palmeiras/Sãopaulofc.net/Santos/Divulgação Corinthians

Ufa! Em poucos dias, o futebol brasileiro finalmente voltará às suas atividades oficiais. E, em São Paulo, todas as atenções estarão voltadas ao Campeonato Paulista. A Rádio Jovem Pan, como sempre, transmitirá as principais partidas do torneio, mas, até que ele de fato comece, no próximo sábado, você poderá acompanhar diariamente no Jovem Pan Online resumos das situações dos quatro grandes clubes do estado – além de uma matéria especial abordando os time do interior. 

Não é exagero dizer que o Paulistão será o Estadual mais forte do Brasil em 2016. São Paulo, afinal, é o estado que mais terá times na Série A do Campeonato Brasileiro deste ano. Serão cinco: Corinthians, Palmeiras, Ponte Preta, São Paulo e Santos. Isso sem falar em Oeste, Mogi Mirim e Botafogo-SP, que integrarão as Séries B e C do Brasileirão em 2016 e também jogarão o Paulista.  

Mas esqueça o presente. O passado também entrará em campo no principal Estadual do Brasil. Muita história estará em jogo nas 15 rodadas da primeira fase e nas quartas, semis e final da competição. Para começar, o Campeonato Paulista de 2016 tem grandes chances de provocar mudanças cruciais no ranking histórico de títulos do Estadual. O Corinthians é o maior campeão da história, com 27 taças, e não pode ser alcançado. Mas, na “vice-liderança”, a situação pode ser alterada 

O Palmeiras, atualmente, é o segundo time com mais conquistas paulistas (22). Logo atrás, aparecem São Paulo e Santos rigorosamente empatados (21 títulos cada). Isso quer dizer que, se um deles faturar o título em maio, deixará o rival para trás e igualará o Verdão na lista histórica de campeões estaduais. 

O Tricolor, por sinal, é o grande que não vence o Campeonato Paulista há mais tempo. Já se vão 11 anos desde a última conquista estadual do São Paulo, em 2005. Desde que foi fundado, em 1935, o clube do Morumbi só viveu seca maior em uma oportunidade: entre 1957 e 1970, quando amargou 13 temporadas sem títulos paulistas. 

O Palmeiras, apesar de ter terminado 2015 em alta com o título da Copa do Brasil, também não vem tendo sucessos recentes em âmbito estadual. O último título paulista do Verdão foi em 2008. Mas o atual vice-campeão aposta também na superstição para brilhar na competição nesta temporada. O time alviverde, afinal, é o que mais venceu Paulistas em anos terminados em seis. Foram cinco vezes: 1926, 1936, 1966, 1976 e 1996. 

Já os dois alvinegros vivem realidades opostas nos últimos torneios estaduais. Maior campeão da história, o Corinthians acumula dois tropeços marcantes após o título de 2013: foi eliminado ainda na primeira fase em 2014, e caiu dentro de casa, nos pênaltis, para o arquirrival Palmeiras no ano passado.  

Por outro lado, o Santos, definitivamente, é o grande mais “quente” em Paulistas neste século. O time do litoral chegou às últimas sete finais (saiu com quatro títulos) e decidiu o Estadual incríveis nove vezes nas últimas dez edições. Vai ser a equipe a ser batida? É esperar para ver…

  • BlueSky
  • Tags:

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.