Fabiano brilha, Porto empata com Napoli e avança na Liga Europa

  • Por Agencia EFE
  • 20/03/2014 19h03

Goleiro Fabiano garantiu o empate que deu a vaga ao time de Portugal

Porto elimina Napoli

O Porto empatou fora de casa com o Napoli em 2 a 2, e com isso garantiu classificação para as quartas de final da Liga Europa, muito em virtude da ótima atuação do goleiro brasileiro Fabiano no estádio San Paolo.

O time da casa saiu na frente do placar no primeiro tempo, com o atacante macedônio Goran Pandev, e só não ampliou devido a ótima atuação do ex-são-paulino, que fez pelo menos três grandes defesas na partida.

Na etapa complementar, o meia francês Nabil Ghilas e o meia-atacante Ricardo Quaresma marcaram e decretaram a virada para os Dragões. Nos acréscimos, o meia-atacante colombiano Duván Zapata marcou para o Napoli e colocou números finais no placar.

No jogo de ida, disputado na semana passada, o time português havia vencido por 1 a 0, graças a gol do centroavante colombiano Jackson Martínez.

Hoje, cinco brasileiros começaram jogando no estádio San Paolo, o zagueiro Henrique pelo Napoli – atuando de lateral direito -, o goleiro Fabiano, o lateral direito Danilo, o volante Fernando e meia Carlos Eduardo, pelo Porto.

O jogo começou com pressão total dos donos da casa, que tiveram três boas oportunidades com Insigne, duas vezes, e Henrique. O goleiro Fabiano, substituto do lesionado Hélton, apareceu bem ao menos em dois destes lances, evitando o gol.

Aos 22, no entanto, não adiantou o trabalho do ex-são-paulino, em jogada iniciada por Pandev, que tabelou com Higuaín, e ao ficar cara a cara com Fabiano, deu leve toque para abrir o placar a favor do Napoli.

Com a igualdade no placar agregado, o Porto se soltou mais em busca da recuperação da vantagem. Aos 27, Quaresma quase marcou, mas a grande chance surgiu aos 33, quando Jackson Martínez cabeceou para fora, dando susto em Pepe Reina.

Na segunda etapa, o Napoli voltou com mais poder de fogo. Logo aos 6 minutos, Insigne voltou a finalizar com perigo, de cabeça, mas outra vez parou na defesa de Fabiano. Oito minutos depois, de novo o goleiro brasileiro brilhou, ao pegar cabeçada de Pandev.

O rumo da partida começou a mudar aos 21 minutos, quando Ghilas entrou no lugar de Varela. Com apenas três minutos em campo, o francês recebeu passe açucarado de Fernando e igualou o marcador, recolocando o Porto na frente da eliminatória.

Pouco depois, aos 31 do segundo tempo, o experiente Ricardo Quaresma “fez chover” em cima da defesa do Napoli, se livrando de três marcadores e batendo com categoria para decretar a virada e a classificação da equipe portuguesa.

Precisando de dois gols para avançar, o time italiano até tentou reagir, mas não teve forças. Fabiano apareceu de novo, para evitar ao defender cabeçada de Hamsik. Aos 47, o goleiro não conseguiu evitar o empate napolitano, em bela finalização de Zapata.

O Porto se junta ao compatriota Benfica, que também se garantiu nas quartas de final da Liga Europa. Amanhã, as equipes conhecerão os confrontos da próxima fase, em sorteio que acontecerá na cidade suíça de Nyon.