Fifa pretende criar Mundial de Clubes com até 32 times
Se o Mundial de Clubes já é disputado com sete clubes na briga, imagina se tivesse 16 ou 32 times? Pois esta é uma proposta estudada pela Fifa para expandir o seu torneio anual e torná-lo mais competitivo.
Segundo divulgado pelo jornal espanhol AS nesta sexta-feira, a entidade máxima do futebol estuda a possibilidade de aumentar expressivamente o número de competidores no Mundial, porém esbarra na falta de datas disponíveis no calendário do futebol mundial. Também não foram divulgados quais seriam os critérios de classificação para o torneio.
Atualmente, o Mundial é disputado por sete times, sendo o campeão de seis confederações continentais, mais o campeão nacional do país sede, que em 2016 será o Japão. Em seu atual formato, o torneio é disputado em dez dias, sempre no começo de dezembro, quando alguns campeonatos entram de férias ou já se encerraram, como é o caso do Brasileiro.
Aumentar o número de participantes em copas é uma tendência no futebol mundial para que mais times participem, atraindo assim mais torcedores e gerando mais receita. A edição deste ano da Eurocopa, na França, é um exemplo, tendo aumentado o número de seleções de 16 para 24 participantes. Até a Copa do Mundo pode seguir esse caminho. Gianni Infantino, presidente da Fifa, já propôs que a edição de 2026, ainda sem lugar definido, conte com 40 seleções, oito a mais do que é disputado atualmente.
Enquanto não surgem as mudanças, o Mundial segue com sete times. A edição de 2016 será disputada entre 8 e 18 de dezembro e já conta com três times classificados: o Atlético Nacional-COL (campeão da Libertadores), o América-MEX (campeão da Concachampions) e o Real Madrid-ESP (campeão da UEFA Champions League).
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.