Flamengo é campeão da Liga Américas de Basquete

  • Por Agencia EFE
  • 23/03/2014 00h44
Marcelinho ergue a taça da Liga América

O Flamengo se tornou neste sábado campeão da Liga Américas de Basquete ao vencer na final do torneio mais importante de clubes do continente o também brasileiro Pinheiros Sky pelo apertado placar de 85 a 78.

A partida, a última das Final Four, disputada no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro entre ontem, sexta-feira, e hoje carimba o passaporte do Flamengo para a próxima edição do Mundial de Clubes de basquete.

O pódio foi completado com a equipe uruguaia Aguadas, que terminou em terceiro, e os mexicanos Halcones de Xalapa em quarto.

A partida começou intensa e o Flamengo, estimulado por seus torcedores e com a responsabilidade de ser o dono da casa, buscou a vitória desde o primeiro minuto.

Os jogadores dos dois times impuseram um nível físico muito alto que o Flamengo soube aproveitar melhor graças à boa circulação de bola para terminar o primeiro quarto 10 pontos à frente, em 25 a 15.

No segundo o Pinheiros reagiu e melhorou a defesa para se aproximar no marcador. O empate deixou mais calado os torcedores do Flamengo, que ocupavam a maioria das nove mil cadeiras do ginásio.

Quando o Flamengo mais precisava, Marcelinho Machado, que fez 24 pontos na partida, liderou seus colegas e fez duas cestas consecutivas que abriram a defesa do Pinheiros.

Mesmo assim o Pinheiros-Sky manteve o ritmo defensivo e ofensivo, e liderado por Shamell Stallworth, fechou o segundo tempo com um ajustado placar de 46 a 40 a favor do Flamengo.

No início do terceiro quarto o Pinheiros foi correr atrás do prejuízo e Babby Araujo (17 pontos e 6 rebotes) ajudou a equipe a se aproximar no marcador, que terminou 61 a 60.

O último quarto manteve a dinâmica dos outros, igualdade no marcador, qualidade defensiva e no garrafão.

Apesar do Pinheiros ter chegado a ficar com três pontos de vantagem, os anfitriões, empurrados pela torcida que deu ao Maracanãzinho um clima de Maracanã, viraram de novo com um notável trabalho defensivo e uma boa circulação de bola para entrar nos dois últimos minutos da partida quatro pontos à frente.

Uma certa de Shamell Stallworth faltando 36 segundos para terminar ajustou o marcador, mas o Flamengo soube segurar nos últimos segundos e conseguiu a vitória por 85 a 78.

Na disputa do terceiro lugar o Aguada venceu o Halcones de Xalapa por 113 a 108.

A equipe uruguaia, manteve vantagens folgadas durante todo o jogo e só no terceiro quarto Halcones conseguiu se aproximar no marcador dando emoção aos últimos minutos.