Flamengo vence o Corinthians nos pênaltis e conquista sua 3ª Copa São Paulo

  • Por Jovem Pan/Agência Estado
  • 25/01/2016 12h29
SP - COPA SÃO PAULO/CORINTHIANS X FLAMENGO/FINAL - ESPORTES - Matheus Savio, do Flamengo, comemora seu gol marcado diante do Corinthians, durante partida válida pela final da 47ª Copa São Paulo de Futebol Júnior 2016, realizada no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho (Pacaembu), na zona oeste da capital paulista, nesta segunda-feira. 05/12/2015 - Foto: ALE VIANNA/ELEVEN/ESTADÃO CONTEÚDO Agência Estado Matheus Sávio marcou o gol de empate do Mengão na decisão da Copa São Paulo

Pela primeira vez na história, Corinthians e Flamengo decidiram a Copa São Paulo de Futebol Junior e na decisão inédita que parou as duas maiores torcidas do país, melhor para o Flamengo que, após reação heroica, conquistou a tradicional Copinha pela terceira vez em sua história e fez a festa no Pacaembu.

Sob forte calor na capital paulista e num jogo cheio de alternativas, o Mengão teve que suar para chegar ao título que só veio nas penalidades, após partida aberta nos 90 minutos.

Com gols de Gabriel Vasconcelos e Matheus Pereira logo na primeira etapa, o Timão abriu 2 a 0, encheu sua torcida de esperança e parecia se aproximar da taça. Na segunda etapa, porém, os cariocas reagiram, empataram o jogo de forma heroica com dois gols em 4 minutos com Trindade e Matheus Sávio, e se mantiveram vivos na briga.

O empate no tempo normal levou a decisão para os pênaltis, para sofrimento dos 30.216 torcedores alvinegros e rubro-negros no Pacaembu. Derrotado em todas as oportunidades em que decidiu a Copinhas nas penalidades, o Corinthians confirmou o retrospecto ruim e caiu diante dos cariocas.

Maycon, Guilherme e Dawhan marcaram para o Timão. Matheus Pereira, Gabriel Vasconcelos e Claudinho, porém, desperdiçaram suas cobranças. Já no lado Flamenguista, Thiago Ennes Ronaldo, Lucas Paquetá marcaram; Kléber e Thiago Rodrigues perderam, mas Patrick converteu o pênalti derradeiro e confirmou o terceiro título dos rubro-negros no dia do aniversário de São Paulo.

BOM COMEÇO – Debaixo de muito sol, o Corinthians se soltou já nos minutos iniciais e conseguiu balançar as redes já aos 19 minutos, na primeira descida ao campo de ataque. Léo Príncipe cruzou do lado direito para a grande área e Gabriel Vasconcelos aproveitou a fragilidade na marcação. Ele dominou, girou no meio de quatro zagueiros e bateu no canto esquerdo do goleiro Thiago

Pouco tempo depois, outro golpe para a torcida carioca. Num contra-ataque, aos 25 minutos, Tocantins desceu bem pela esquerda e acionou Matheus Pereira, que bateu de primeira, com o pé esquerdo e cruzado. Um lindo chute para o gol, novamente sem chances para o goleiro adversário.

REAÇÃO – Mesmo com alguns sustos, o Flamengo não conseguiu concretizar nenhuma chance real de gol e o primeiro tempo terminou com o que parecia ser uma vitória encaminhada do Corinthians – ao menos era o que pensava o torcedor paulista. Mas o técnico Zé Ricardo aproveitou o intervalo para conversar com os jogadores do Flamengo, que voltou para a segunda etapa outra postura em campo.

Logo na primeira jogada, os cariocas conquistaram um escanteio pelo lado esquerdo do ataque. Na cobrança, após bate e rebate, Lucas Paquetá apareceu sozinho na entrada da pequena área para cabecear, mas a arbitragem erroneamente marcou impedimento. Ainda assim, não foi o suficiente para frear o ímpeto flamenguista, que, um minuto depois, levantou novamente a bola na área e viu Trindade testar para o fundo das redes. A bola passou por toda a pequena área sem que a defesa cortasse.

Com o primeiro gol, o time carioca incendiou o jogo e, já aos sete minutos, Cafu avançou no meio campo e lançou na medida para Matheus Sávio, que sem encostar na bola, girou o corpo e depois bateu cruzado na saída de Filipe, que chegou a tocar na bola. Com o placar empatado, os times criaram grandes chances, mas não conseguiram balançar as redes mais uma vez.

Aos 37 minutos, o jogo foi paralisado porque parte da torcida corintiana acendeu sinalizadores. O jogo ficou parado por cinco minutos. Na volta, ninguém se arriscou ao ataque. Assim, a decisão foi mesmo para os pênaltis.

OS PÊNALTIS – O Corinthians começou batendo com Maycon, e o Flamengo empatou com Thiago Ennes, quando o goleiro Filipe ainda tocou na bola. Na segunda série, Guilherme e Ronaldo converteram Na terceira, Dawhan fez para o time paulista, mas Kléber chutou no canto direito e o goleiro Folipe espalmou. 

Na quarta série, porém, Matheus Pereira deu cavadinha e mandou por cima, errando pelo Corinthians. Lucas Paquetá, então, empatou. Na quinta cobrança, Gabriel Vasconcelos cobrou fraco e facilitou a defesa de Thiago. Ele poderia se tornar o herói porque foi para quinta cobrança, mas chutou fraco, no lado esquerdo, permitindo a defesa de Filipe.

Nas cobranças alternadas, Claudinho chutou à meia altura e Thiago espalmou. A chance do título ficou nos pés de Patrick. Ele deslocou Filipe e garantiu o título do Flamengo. 

Confira os gols da partida:

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.