Francês faz história e quebra recorde mundial de Serguei Bubka

  • Por Agência EFE
  • 15/02/2014 15h42

O francês Renaud Lavillenie quebrou o recorde de Seguei BubkaRenaud Lavillenie quebra recorde de Serguei Bubka

O francês Renaud Lavillenie bateu neste sábado um dos recordes mundiais mais emblemáticos do atletismo mundial, o do salto com vara, superando marca do ucraniano Serguei Bubka, obtida em 21 de fevereiro de 1993.

Curiosamente, a quebra do recorde aconteceu na mesma cidade, em Donetsk, na Ucrânia. Pelo meeting indoor europeu, Lavillenie fez salto de 6,16 metros, superando Bubka em um centímetro.

O francês vive grande fase em 2014, já que havia quebrado o recorde de seu país em 25 de janeiro, com a marca de 6,04 metros, em Rouen, e seis dias depois se superou ao atingir 6,08, em Bydgoszcz, na Polônia.

Nascido em 19 de setembro de 1986, em Barbezieux-Saint-Hilaire, Lavillenie é o atual campeão olímpico da prova, além de ser bicampeão europeu indoor. Em Mundiais de Atletismo, tem uma prata, obtida em Moscou no ano passado e dois bronzes.

Depois da prova, em entrevista à emissora BFM TV, o atleta admitiu que realizou um feito inimaginável e admitiu que demorará para se dar conta do significado da quebra do recorde mundial.

“Vou demorar um tempo para voltar a colocar os pés na Terra”, afirmou Lavillenie.

O saltador definiu a marca de Bubka como “mítica”, e ainda revelou que a sensação “não tem nada a ver” com a que sentiu quando se tornou campeão olímpico. O novo recordista ainda fez questão de agradecer ao seu técnico e toda a equipe que o acompanha.

Lavillenie ainda foi parabenizado pelo presidente da França, François Hollande, que divulgou comunicado dirigido ao atleta, em que seu feito “histórico” é destacado.