Árbitro é agredido por dirigentes e fica ensanguentado após jogo no PE

  • Por Jovem Pan
  • 01/12/2018 17h50
Divulgação/AnafO árbitro Tiago Nascimento dos Santos teve de levar cinco pontos no supercílio após ser agredido por dirigentes do Santa Cruz

O árbitro Tiago Nascimento dos Santos foi agredido por dirigentes do Santa Cruz após a partida entre o time de Recife e o Porto, na última quinta-feira, pela final do Campeonato Pernambucano Sub-20. Realizado na Arena Pernambuco, o jogo terminou com triunfo dos caruaruenses por 3 a 2.

Ao se dirigir ao vestiário após o duelo, o árbitro foi agredido por um grupo de pessoas, algumas delas com o uniforme do Santa Cruz. Imagens internas do estádio mostram a perseguição a Tiago nos corredores internos. Em determinado momento, ele leva um chute, escorrega e cai, chocando a cabeça com o chão.

Após o ocorrido, o juiz foi submetido a um exame de corpo de delito na Delegacia de São Lourenço da Mata e levou cinco pontos no supercílio.

A revolta do Santa Cruz com Tiago Nascimento aconteceu devido a um suposto erro no primeiro gol do jogo, anotado pelo Porto. O bandeirinha Bruno César invalidou o lance, marcando impedimento, mas Tiago assumiu a responsabilidade pela jogada e deu o gol, alegando “recuo deliberado” de um defensor do Santa Cruz. Ao fim da partida, o Porto foi campeão estadual.

O presidente da Associação Nacional dos Árbitros de Futebol (Anaf), Salmo Valentim, já entrou em contato com a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) solicitando a exclusão do Santa Cruz da próxima edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior, que acontece em janeiro.

Confira, abaixo, a nota emitida pela Anaf:

Estarrecidos quanto ao episódio da perseguição e violência desencadeada, estimulada ou autorizada por dirigentes da instituição Santa Cruz Futebol Clube, alguns destes visivelmente identificados nas imagens da barbárie praticada contra o quarteto de arbitragem que atuou na partida da final do campeonato pernambucano sub-20 – edição 2018 (Arena Pernambuco – 29.11.2018) e em especial contra o árbitro central do referido evento, Sr. Thiago Nascimento, vitimado com escoriação no rosto, na altura da pálpebra do olho esquerdo; a associação nacional de árbitros de futebol – ANAF em iniciativa conjunta com o sindicato dos árbitros profissionais de futebol do estado de Pernambuco – SAPFEPE , não apenas repudiam ou manifestam indignação, mas também anunciam que em reunião conjunta extraordinária a acontecer nas próximas horas, trazendo em pauta esse assunto de forma específica, somarão esforços contra a impunidade e apresentarão a sociedade futebolística as medidas cabíveis a serem impetradas contra o clube supramencionado para que sirva de exemplo aos demais do futebol brasileiro. Thiago Nascimento, árbitro do futebol Pernambucano, tem formação superior em educação física, é pai de dois filhos, é pessoa creditada por sua postura ética e conduta ilibada, recebe nossa solidariedade não apenas por paridade e a ele renovamos apreço.