Muitos dribles e desarmes: conheça números de Everaldo, provável reforço do Corinthians

  • Por Jovem Pan
  • 07/05/2019 11h06
MAILSON SANTANA/FLUMINENSE FCEveraldo deve começar como substituto de Clayson no elenco do Corinthians

O atacante Everaldo, que estava no Fluminense, deve ser anunciado como reforço do Corinthians em breve. Ele até foi afastado do elenco tricolor na partida contra o Grêmio, justamente porque já tem acordo encaminhado com o Timão. Então é hora de observar os números do jogador e entender como ele pode se encaixar no grupo corintiano.

Everaldo é pernambucano, tem 24 anos e se destacou pelo São Bento no começo do ano passado. Ele disputou o Brasileirão pelo Fluminense, mas de forma discreta: marcou apenas 2 gols em 31 jogos, sendo titular em apenas metade deles. Em 2019 passou a jogar com mais frequência e fez um bom Campeonato Carioca, em que mostrou as principais qualidades. Mas os números divulgados pela Footstats não chegam a impressionar.

Everaldo fez 5 gols em 23 jogos disputados pelo Fluminense em 2019 – é uma média de praticamente 1 gol a cada 5 jogos. Foram 2 gols no Carioca, 2 na Copa do Brasil e 1 no Brasileirão. De fato ele não é um especialista em balançar a rede. Normalmente joga pela ponta esquerda e puxa os lances para o meio.

Nestes 23 jogos, Everaldo deu 5 assistências para gol, sendo 4 no Carioca (líder geral neste quesito do torneio) e uma no Brasileirão. Ele também chamou atenção no estadual por dar muitos passes que resultaram em finalizações dos companheiros. Foram 25 ao todo, o 6º melhor número do Carioca. E na Copa do Brasil ele é o líder geral neste quesito, com 13, mas nenhum passe resultou em gol do Fluminense.

O que mais chama atenção nos números e atuação de Everaldo é a grande quantidade de dribles. Rápido e habilidoso, ele costuma partir para cima dos adversários. Foi disparado o jogador que mais driblou no Campeonato Carioca, com 26 ao todo, sendo 18 certos.

E vale destacar um número que não é comum para atacantes, mas que chama atenção em Everaldo: a grande quantidade de desarmes. Ele é o líder do Fluminense nessa estatística, superando até defensores, com 23 certos e só 2 errados no Carioca. Entre todos times, o atacante fica na 7ª posição, também na frente de muitos zagueiros e volantes de destaque.

Portanto o que pesa contra ele é a baixa qualidade nas finalizações. De 13 chutes tentados, ele só acertou 7. Isso acaba explicando a pouca quantidade de gols. Portanto o corintiano não deve esperar um artilheiro, mas sim um atacante que prepara jogadas com velocidade, dribles e um aproveitamento de passes mediano – no Carioca ele acertou 376, sendo o 26º colocado nessa estatística.

No geral são características parecidas com aquelas de Clayson, então dá para esperar que inicialmente Everaldo seja um reserva para ele. O técnico Fábio Carille não tem um jogador tão parecido com o titular, então provavelmente está satisfeito com a contratação.