De feijoada a culto: o que o Allianz Parque já recebeu além de futebol

  • Por Jovem Pan
  • 19/11/2017 16h00 - Atualizado em 19/11/2017 16h01
  • BlueSky
Cesar Greco / Agência Palmeiras Cesar Greco/Agência Palmeiras Palmeiras já jogou 93 vezes em seu estádio

Casa do Palmeiras desde o final de 2014, o Allianz Parque completa neste domingo (19) três anos do seu primeiro jogo oficial – a derrota por 2 a 0 contra o Sport. De lá para cá, a nova arena já presenciou conquistas como a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro e vexames como a eliminação na Libertadores deste ano.

Foram 93 partidas do Palmeiras, sendo 61 vitórias e 172 gols. O número poderia até ser maior, não fossem as vezes em que o Verdão foi obrigado a jogar fora por conta de outros eventos no local. Desde a inauguração, o Palmeiras mandou 13 jogos em outros estádios, como o Pacaembu e o Barão de Serra Negra, em Araraquara, ainda com desempenho positivo: nove vitórias e apenas duas derrotas.

Apesar da ausência do Palmeiras em seu próprio estádio ser um assunto polêmico, o Allianz Parque já foi palco de um número bem maior de eventos do que os 13 dias em que precisou de outro lugar para jogar. Apenas em shows internacionais, contando datas extras, o estádio já foi utilizado 33 vezes nesses três anos. Houve até uma apresentação do cantor Roberto Carlos e dois festivais de música.

Além disso, a agenda oficial do estádio, disponível no site do Allianz Parque, conta com outros oito eventos, que vão desde ciclos de palestras até feijoada com dj’s e shows sertanejos. O número de eventos no estádio pode ser ainda maior. Não consta na agenda do site, por exemplo, a realização de um culto evangélico, que forçou um clássico entre Palmeiras e Santos ser adiantado, e a pré-estreia de um filme.

O espaço também pode ser alugado para eventos corporativos e até festas infantis. 

Futebol e muito mais

O Verdão não foi o único mandante de jogos no Allianz Parque nestes três anos. Em 2015, o Audax resolveu mandar o seu confronto contra o próprio Palmeiras  lá. A Seleção Brasileira também já jogou duas vezes no estádio. Em uma delas, contra o Chile, registrou a maior renda da história do futebol brasileiro: R$ 15 milhões.

Confronto Brasil x Chile registrou 41.008 pagantes no Allianz Parque

Quem também jogou no Allianz foi a Seleção de rugby, que disputou uma etapa do Sul-Americano da modalidade em 2016. O estádio também foi palco de um treino livre do UFC, da final do Campeonato Brasileiro de League of Legends e até de torneio de crossfit e de poker.

Para 2018, já estão agendados os shows de Foo Fighters, Depeche Mode e Ozzy Osbourne. A WTorre, responsável pela construção e administração do estádio, teria avisado ao Palmeiras que utilizará o estádio em 300 datas no ano que vem. Somente neste ano, o time já arrecadou mais de R$ 55 milhões de renda bruta em seus jogos.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.