De Neymar a Vitinho, Brasil é país mais “artilheiro” da 1ª rodada da Champions
A primeira rodada da Uefa Champions League, encerrada nesta quarta-feira após jogos dos Grupos E, F, G e H, contou com uma verdadeira enxurrada de gols brasileiros. Dos 54 gols anotados nas 16 partidas inaugurais da competição, seis foram de atletas nascidos no Brasil (11%).
Nenhum país somou mais gols na primeira rodada da Champions que o Brasil. Argentina e Inglaterra, com cinco gols cada, foram quem mais se aproximaram, seguidas por Bélgica (4), Espanha (4), Portugal (4) e França (3).
Dos seis responsáveis por tornarem o Brasil o país mais “artilheiro” da primeira rodada da Champions, quatro têm sido constantemente convocados por Tite para a Seleção Brasileira: Neymar (um gol em Celtic 0 x 5 PSG), Gabriel Jesus (um gol em Feyenoord 0 x 4 Manchester City), Roberto Firmino (um gol em Liverpool 2 x 2 Sevilla) e Taison (um gol em Shakhtar Donetsk 2 x 1 Napoli).
Os outros dois são: Vitinho (um gol em Benfica 1 x 2 CSKA Moscou) e Anderson Talisca (um gol em Porto 1 x 3 Besiktas). Tite nunca convocou nenhum deles, mas ambos têm passagens por Seleções de base.
O detalhe é que a conta do Brasil poderia ter sido ainda maior: Roberto Firmino perdeu um pênalti pelo Liverpool, e Thiago Alcântara anotou um gol na vitória do Bayern por 3 a 0 sobre o Anderlecht – filho do tetracampeão mundial Mazinho, Thiago nasceu na Itália, mas tem cidadania brasileira e é naturalizado espanhol.
Veja, abaixo, a lista com os países dos autores dos gols da 1ª rodada da Champions:*
Brasil – 6
Argentina – 5
Inglaterra – 5
Bélgica – 4
Espanha – 4
Portugal – 4
França – 3
Colômbia – 2
Polônia – 2
Rússia – 2
Uruguai – 2
Alemanha – 1
Coréia do Sul – 1
Costa do Marfim – 1
Croácia – 1
Egito – 1
Eslovênia – 1
Holanda – 1
Itália – 1
Suécia – 1
Suíça – 1
Turquia – 1
Ucrânia – 1
* Houve três gols contra na rodada. Eles não foram contabilizados nessa lista.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.